Saúde atende milhares de pessoas em Campo Mourão

A união não só faz a força como produz resultados positivos importantes quando se trata de prevenção de doenças. A 11ª Regional de Saúde e a Secretaria da Saúde de Campo Mourão montaram um enorme estande para atendimento conjunto no pavilhão do Paraná em Ação, no parque de exposições de Campo Mourão.

O local é seguramente o local mais visitado. Diariamente, são mais de 450 visitantes, que recebem orientações diversas sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos, sexo seguro, gravidez, saúde mental, riscos de envenenamento infantil, orientações para consumidores de produtos saneantes (desinfetantes, água sanitária, inseticidas, amaciantes, detergentes e raticidas), doação de sangue e de medula óssea.

São diferentes as estratégias para atrair a atenção do público. No microscópio da 11ª Regional de Saúde, o visitante vê a lavar do mosquito causador de dengue, que se não for exterminado nesta fase pode se transformar em inseto disseminador da doença.

O Hemonúcleo, por sua vez, faz campanha para aumentar o número de doadores de sangue. A assistente social do município, Tânia Mara da Silva, divulga as ações do Centro de Reabilitação Física Restaurar, que atende 100 pacientes/dia.

Outros serviços também prestam orientações aos visitantes. O Centro de Atendimento Psicosocial, do governo federal, e o Ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura de Campo Mourão, atuam em parceria dentro e fora desta feira de serviços gratuitos.

As gestantes recebem atenção especial. Uma delas, no sexto mês de gravidez, admitiu não ter feito até agora nenhum exame pré-natal. As gestantes que visitam o estande conhecem o programa ?Cegonha Feliz\" e recebem orientações sobre planejamento familiar, amamentação, prevenção de câncer de mama e pré-natal. É possível encontrar serviço de vacinação contra Hepatite B, febre amarela e anti-tetáno.

Para quem pouco se cuida nas relações sexuais ou para todos que precisam se conscientizar da importância do sexo seguro, o estande disponibiliza o Centro de Testagem Anônima, onde a coleta de sangue permite diagnóstico em relação a hepatite, sífilis e Aids. Cerca de 30 pessoas já se submeteram ao teste na feira de serviços gratuitos. E não menos de 500 preservativos foram distribuídos. Tudo em nome da relação sexual saudável. E da vida com qualidade.

Voltar ao topo