São Paulo vence a Ponte Preta por 2 x 0 no Morumbi

São Paulo, 03 (AE) – A Ponte Preta era o adversário que o São Paulo precisava para se reabilitar no Campeonato Brasileiro e amenizar a crise gerada após a eliminação da Taça Libertadores. A equipe do técnico Cuca não teve muito trabalho para derrotar o time de Campinas por 2 a 0, neste sábado, no Morumbi, e voltar a vencer após três jogos ? derrotas para Once Caldas, Paysandu e Palmeiras. Com o resultado, o time da capital assume o 2º lugar na classificação, com 21 pontos.

Um contratempo quase atrapalhou os planos do técnico Cuca. Em razão de liminar obtida por uma empresa de marketing esportivo, que cobrou uma dívida da Ponte Preta, Jean, que estava escalado, foi impedido de atuar, pois seu passe estaria envolvido na ação judicial.

A ausência do atacante obrigou o treinador a escalar o zagueiro Lugano, o que tornou a equipe menos ofensiva. Como a Ponte Preta também entrou em campo num esquema ainda mais cauteloso ? três defensores e três volantes ?, o jogo teve poucas emoções no primeiro tempo.

O São Paulo abriu o placar num lance casual: aos 21 minutos, Cicinho avançou e, na entrada da área, tentou fazer o passe para Diego Tardelli. Para azar de Lauro, a bola desviou no zagueiro Alexandre e enganou o goleiro.

Em vantagem, o time da capital foi ao ataque, mas faltou eficiência nas finalizações: aos 40, Diego Tardelli recebeu ótimo lançamento, mas perdeu o gol frente a frente com Lauro.

Se a Ponte Preta não estava muito preocupada em atacar, a situação ficou pior aos 33, quando o volante Flávio fez falta violenta sobre Tardelli e foi expulso. Com dez jogadores, os campineiros passaram o primeiro tempo sem dar nenhum chute ao gol.

Na etapa final, o São Paulo teve ainda mais liberdade. Aos 6 minutos, Vélber perdeu chance clara, após tabela com Cicinho. Mas o atacante se redimiu, três minutos depois. Em novo passe do lateral, Vélber pegou a sobra da defesa e tocou no canto de Lauro: 2 a 0. Foi seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.

Se tivesse caprichado nas finalizações, a vitória teria sido mais tranqüila. Aos 28, Fábio Simplício perdeu gol incrível após passe de Vélber.

A Ponte só levou perigo uma vez a Rogério Ceni: aos 13, Romeu pegou o rebote na cobrança de falta, mas bateu fraco, para fácil defesa do goleiro.

Os campineiros tentarão se reabilitar contra o Santos, quarta-feira, no Moisés Lucarelli ? mas no clube ninguém consegue esconder que a maior preocupação é o dérbi, contra o Guarani, dia 10. Já o São Paulo terá de provar que o triunfo não foi conquistado apenas pela fragilidade do adversário ? deve ter partida bem mais difícil, contra o Atlético-MG, terça-feira, no Morumbi.

Ficha Técnica: São Paulo 2 x 0 Ponte Preta. Gols ? Cicinho aos 22 do primeiro tempo; Vélber aos 9 do segundo.

São Paulo ? Rogério Ceni; Cicinho, Fabão, Lugano, Rodrigo e Fábio Santos (Lino); Alexandre, Fábio Simplício (Gabriel) e Danilo (Marcinho); Vélber e Diego Tardelli. Técnico ? Cuca.

Ponte Preta ? Lauro; Rafael Santos (Carlinhos), Luís Carlos e Alexandre; André Cunha, Ângelo, Romeu, Flávio e Zé Maria (Bill); Anselmo (Weldon) e Júlio César. Técnico ? Marco Aurélio Moreira.

Juiz ? Sílvia Regina de Olivera (SP)

Cartão amarelo ? Rafael Santos, Luís Carlos, Júlio César, Carlinhos.

Cartão vermelho ? Flávio

Renda ? R$ 47.119,00

Público ? 3.997 pagantes

Local ? Morumbi (São Paulo)

Voltar ao topo