Santos ganha do Fortaleza e segue na liderança do Brasileirão

O Santos não se abalou pela desclassificação da Copa do Brasil e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro ao fazer 2 a 0 no Fortaleza, neste sábado, em Santo André, no segundo e último jogo com os portões fechados – foi punido pelos incidentes que aconteceram na partida contra o Botafogo, no ano passado, quando torcedores santistas atiraram objetos em campo.

Antes do jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo já avisava que a derrota para o Ipatinga, nos pênaltis, no meio da semana, fazia parte do passado. Já que a vaga na Libertadores não podia ser conquistada do modo mais curto – vencendo a Copa do Brasil – , o jeito era voltar todas as forças no Brasileiro. E começou bem.

A vitória deste sábado teve um sabor especial para o atacante Rodrigo Tiuí, que balançou as redes na estréia com a camisa santista. Aproveitou um cruzamento de Neto e cabeceou para marcar o segundo gol do time, já aos 45 minutos do primeiro tempo. "Eu estava sonhando com esse gol", disse, feliz.

Tiuí só estreou como titular porque o Santos contava com duas ausências no ataque: Reinaldo e De Nigris, machucados. Fabinho, Cléber Santana e Luiz Alberto também desfalcaram o time, que mais uma vez não jogou bem. Dominou o meio campo no primeiro tempo, mas pouco criou. Nenhum perigo nos raros chutes de longa distância.

Sem muita eficiência, o gol do Santos só poderia sair de uma falha da zaga adversária. Rodrigo Tabata cruzou e Glauber fez contra. O gol, entretanto, foi creditado ao meia santista. Após Tiuí marcar o segundo e o fim do primeiro tempo, o técnico Márcio Bittencourt, do Fortaleza, resumiu bem os 45 minutos iniciais. "Foram dois gols em um descuido nosso, tem de ter mais atenção."

O Fortaleza não voltou só mais atento para o segundo tempo. Retornou partindo ao ataque e botou pressão no Santos. Mas também pecou nas finalizações. Luxemburgo tentou mudar o ritmo do jogo com as entradas de Magnum, Léo Lima e Magnum nos lugares de Tabata, Tiuí e Wellington Paulista. Nada aconteceu. A impressão era que os jogadores santistas já estavam satisfeitos com o placar e tocavam a bola de um lado para o outro, sem forçar.

Se era isso que eles queriam, a tática deu certo. O Fortaleza, com pouca qualidade, continuou a errar nos chutes e o Santos chegou aos 10 pontos na competição, em 4 jogos. O Fortaleza permanece com seis, na sétima colocação. No próximo sábado, o time da Vila Belmiro reencontra sua torcida contra a Ponte Preta e o Fortaleza visita o Flamengo, Domingo.

Voltar ao topo