Sanepar faz campanha para limpeza de caixas de água

A Sanepar começou nesta sexta-feira (20) campanha de esclarecimento no litoral paranaense para que moradores limpem as caixas de água. Segundo as autoridades de saúde, os casos de diarréia estão aumentando. Em Matinhos, por exemplo, são registrados cerca de 150 casos por dia, em média. É possível que boa parte destes casos tenha como origem a falta limpeza da caixa de água nos imóveis.

A qualidade da água da Sanepar é fiscalizada pelas autoridades e oferece, até a entrada do cavalete, total segurança para ser consumida. A partir deste ponto, é responsabilidade do usuário fazer a higienização do reservatório domiciliar. A empresa já começou a distribuição de cartazes sobre como fazer a limpeza da caixa e a conscientização de profissionais de saúde, sobre a necessidade de orientar a população sobre as garantias oferecidas pela água da Sanepar e sobre a importância de limpar o reservatório.

Os cartazes estão sendo afixados em hospitais, postos de saúde, supermercados, igrejas, ônibus, postos de gasolina e em outros locais de grande circulação. A partir da próxima terça-feira (24) serão distribuídos folhetos sobre as orientações para fazer a limpeza. Os interessados podem conseguir este material também nos escritórios de atendimento ao público da Sanepar.

Se a água da caixa está contaminada, um pequeno volume pode ser suficiente para causar danos à saúde. ?A pessoa pode ficar doente somente escovando os dentes, ou ingerindo pequena quantidade durante o banho, por exemplo?, afirma o médico Antonio Roberto dos Anjos Mansur.

A Sanepar recomenda que a caixa de água seja lavada e desinfectada a cada seis meses. No litoral, é imprescindível que a limpeza seja feita no início da temporada. ?Durante o ano, a água fica parada e o cloro desaparece. Este fato, associado ao calor, facilita que os microorganismos que provocam doenças se proliferem com muita facilidade?, explica o técnico em saneamento da Sanepar, Deógenes Sereniski.

Em todos os casos em que a Sanepar foi acionada no litoral, confirmou-se que o reservatório não era limpo há muito tempo. ?É comum encontrarmos lodo no fundo, proveniente de poeira que entra na caixa, por falta de tampa adequada. Lagartixas e outros pequenos animais também têm acesso aos reservatórios e contaminam a água. Água contaminada é sinônimo de doenças?, enfatiza Deógenes.

Fazer a limpeza da caixa de água é muito fácil. As orientações estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo telefone 115. A empresa orienta os veranistas que passarão a temporada em imóvel alugado que exijam que o proprietário faça a limpeza da caixa de água antes de entrar na casa.

Voltar ao topo