Sanepar adota estratégia para evitar racionamento

A Sanepar abriu na manhã desta sexta-feira (28) três barragens que compõem a bacia incremental das captações Iraí e Iguaçu e voltou a utilizar a água das cavas. Com isso, temporariamente, está sendo possível manter fechadas as barragens Piraquara I e Iraí. A bacia incremental ? formada por barragens particulares, cavas e rios localizados entre as barragens Piraquara e Iraí e os pontos de captação – está ofertando aproximadamente 1.000 litros por segundo.

Segundo o gerente-geral da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi, a decisão de fechar as barragens de grande porte e utilizar as barragens particulares e as cavas ?fazem parte da estratégia operacional de gestão dos recursos hídricos disponíveis da RMC.? A decisão está apoiada na previsão de chuva ainda nesta sexta-feira (28) e na queda de temperatura, o que normalmente leva à redução do consumo de água tratada.

Na noite de quinta-feira (27), na região dos mananciais, foi registrada chuva fraca. Segundo o Simepar, o volume ficou em torno de 5 mm, o que é insuficiente para recompor as barragens.

Voltar ao topo