Salário médio aumenta 4,7% no Paraná

As atividades que apresentaram maior aumento no poder aquisitivo dos assalariados foram o setor de serviços (6,8%) e a indústria de transformação (4,9%). O maior achatamento foi registrado pelos trabalhadores admitidos em serviços industriais de utilidade pública com 19,4% de decréscimo.

O salário médio no mercado formal de trabalho da Região Metropolitana de Curitiba também apresentou crescimento. Os contratados nos oito primeiros meses do ano passado receberam salário médio de R$ 562,24. Já os admitidos em 2005 tiveram rendimento médio de R$ 590,55, apontando expansão de 5% na renda média. O setor de serviços e a indústria da transformação foram os que mostraram os maiores acréscimos com 9,9% e 6,2%, respectivamente.

Para o pesquisador da Secretaria, Rui Sérgio Costa Silva, os trabalhadores continuam se beneficiando da contenção da inflação. ?No momento da admissão conseguem obter ganho na sua renda?, ressalta ele.

Para efeitos de comparação do efetivo poder de compra dos salários, o rendimento médio obtido pelos trabalhadores contratados com carteira de trabalho assinada nos oito primeiros meses do ano passado foi atualizado pelo Índice Geral de Preços(IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) vinculada à Universidade de São Paulo. O IPC-FIPE acumulado entre setembro de 2004 a agosto de 2005 alcançou 4,95%.

Voltar ao topo