Rodízio da Sanepar continua suspenso em Curitiba e Região

A Sanepar avisa aos moradores incluídos no Grupo 5 do rodízio que não será necessário interromper o abastecimento de água hoje (terça-feira), às 14 horas. Integram o Grupo 5 parte dos bairros Cajuru e Uberaba, em Curitiba, o município de Piraquara e parte de Pinhais e de São José dos Pinhais, onde vivem 352 mil pessoas. Amanhã de manhã será feita nova avaliação para identificar se será necessário retomar ou não o rodízio que está suspenso desde sábado, após dois dias de chuva.
Nesta terça-feira (5.9) a vazão da bacia incremental está em 16 centímetros, volume suficiente para abastecer toda a população por pelo menos um dia.

Há um mês, desde que o rodízio no abastecimento foi implantado, esta é a segunda vez que a Sanepar consegue abastecer todos os usuários ao mesmo, sem utilizar a água das barragens.

No entanto, os técnicos da Sanepar chamam a atenção para o comportamento dos usuários: assim que o rodízio é suspenso a população está voltando a consumir água em abundância. Por exemplo, no dia 01 de setembro ? último dia de rodízio antes da suspensão temporária ? o consumo foi de 346 milhões de litros de água, já no domingo foi de 418 milhões de litros e ontem, segunda-feira, 411 milhões.

Para o gerente da Sanepar para Curitiba e Região e Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, esta variação é alta e obriga a empresa a ficar em estado de alerta. ?Se deixarmos de controlar o consumo, corremos o risco de esvaziarmos, rapidamente, as barragens. É preciso que as pessoas continuem economizando até a normalização do nível dos reservatórios?, enfatiza ele.

Voltar ao topo