Rizzi e reitores solicitam em Brasília recursos federais para o ensino superior

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, lidera, em Brasília, nesta quarta-feira, um grupo de representantes das instituições estaduais de ensino superior do Paraná, que tem como missão apresentar, durante audiência em três ministérios, os principais programas da área que necessitam de contrapartida federal.

Com o secretário nacional de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, o assunto é a liberação de R$ 1 milhão para um programa de informatização das instituições paranaenses. Ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o secretário Rizzi, os reitores das cinco universidades e o representante das dezessete faculdades estaduais solicitarão a liberação de uma emenda ao orçamento da União, já apresentada pela bancada do Paraná, no valor de R$ 4,3 milhões, para atendimento de programas das áreas de ciência e tecnologia e de ensino superior. ?O ministro já demonstrou sensibilidade com este assunto?, adiantou o secretário Rizzi.

Ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o secretário Rizzi e os dirigentes das instituições de ensino superior vão fazer um relato dos principais programas que vêm sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado na área, especialmente aqueles que têm o formato de ?redes?, isto é, são executados em parceria entre a academia e a sociedade.

O grupo que está em Brasília é formado pelos reitores das universidades de Londrina (UEL), Lygia Pupatto; de Maringá (UEM), Gilberto Pavanelli; de Ponta Grossa (UEPG) Paulo Godoy; de Cascavel (Unioeste), Alcebíades Orlando; de Guarapuava (Unicentro) Vítor Hugo Zanetti; e pelo representante das doze faculdades estaduais, Antônio Alpendre, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).

Voltar ao topo