Richa anuncia licitação internacional para obras viárias

O prefeito Beto Richa anunciou, na manhã desta terça-feira (30), em  entrevista coletiva, a licitação pública internacional de quatro obras viárias previstas no Programa de Transporte Urbano, que será parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"São obras que vão garantir melhores condições de trânsito, tanto para automóveis quanto para ônibus, beneficiando os usuários do nosso sistema de transporte. Este será o primeiro passo para consolidarmos o Programa que prevê obras importantes em toda a cidade. Trezentas mil pessoas serão beneficiadas", disse Richa aos jornalistas que participaram da coletiva.

O edital foi publicado em jornais de grande circulação nesta segunda-feira (29) e, na semana passada, na revista eletrônica das Nações Unidas, conforme exige o BID, e no Diário Oficial do Município de Curitiba.

Quanto à licitação para a implantação do Eixo da BR, no trecho urbano da BR 476, que também faz parte do Programa financiado pelo BID, o prefeito afirmou que já revogou a licitação, há uma semana, e que depois da aprovação do BID a Prefeitura poderá encaminhar ao Banco um novo edital de licitação para ser aprovado e então publicado.

"Não dá mais para perder tempo em relação ao Programa de Transporte Urbano. O Eixo representa 55% de todo o Programa e será a maior obra de infra-estrutura viária da cidade", declarou. Richa enfatizou ainda os critérios para o lançamento do novo edital de licitação. "Adotamos regras objetivas para que tenhamos mais competitividade entre as firmas interessadas em participar. O edital é menos restritivo, o que deve refletir em redução dos preços apresentados", completou, ao referir-se ao edital que ainda será encaminhado ao BID e também ao falar do edital publicado esta semana.

O edital, que já está à venda na Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), abrange as obras necessárias à implantação dos binários da rua Mário Tourinho, avenidas Brasília e Santa Bernadethe e a ligação viária entre os Terminais Hauer e Capão da Imbuia, que vai ampliar a capacidade de Rede Integrada de Transporte (RIT). As obras estão avaliadas em R$ 34,8 milhões e serão feitas numa extensão de 22,39 quilômetros em diversos bairros da cidade.

As empresas interessadas em obter informações sobre esta licitação podem adquirir o edital na UTAG, na rua Emílio de Menezes, 450, bairro São Francisco, de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. O edital com os quatro lotes de obras estará à venda até o dia 11 de outubro. A abertura dos envelopes da fase de habilitação das empresas acontece no dia 13 de outubro. O edital custa R$ 200. A expectativa da Utag é dar início às obras nos primeiros meses de 2006.

O que vai ser feito

Das quatro obras previstas neste edital de licitação, três são binários, sistema formado por duas vias paralelas que operam em sentidos opostos. Os binários aumentam a capacidade do eixo formado pelas duas vias, garantem melhor fluidez ao tráfego de veículos, diminuem os pontos de conflito, como conversões à esquerda e, com isso, oferecem mais segurança no trânsito.

As obras do binário da Mário Tourinho estão calculadas em R$ 7 milhões. Além de melhorar as condições de tráfego na região oeste da cidade, este binário faz parte do conjunto de obras que vão modernizar a linha direta (ligeirinho) Inter 2, que terá ônibus articulados.

As vias principais do binário Mário Tourinho serão as ruas General Mário Tourinho, que vai operar em sentido único do centro para o bairro e será a saída da cidade pela BR 277, e a Major Heitor Guimarães, que vai operar em sentido único, do bairro para o centro, e será a nova entrada principal da cidade para quem chegar pela BR 277.

Será necessária a restauração ou pavimentação de 3,4 quilômetros de ruas. Na rua General Mário Tourinho serão realizadas obras em 1,72 quilômetro de ruas; na rua Major Heitor Guimarães será 1,06 quilômetro. Também haverá obras em trechos das ruas Engenheiro Serafim Voloschen, Padre Agostinho e Otelo Queirolo. Além da pavimentação serão necessárias obras de drenagem, sinalização, iluminação e semaforização neste e também nos binários das Avenidas Brasília e Santa Bernadethe e na ligação entre os terminais Hauer e Capão da Imbuia.

Avenida Brasília

O binário da Avenida Brasília será formado por várias ruas e o conjunto de obras deste binário está calculado em R$ 6 milhões. Só a pavimentação representa 70% do investimento.

No sentido centro – bairro o binário vai começar na Avenida Brasília junto ao entroncamento das ruas Irmãs Paulinas e Travessa Augusto Marach, seguindo pela Avenida Brasília até o cruzamento com a Rua das Andorinhas. Neste ponto o binário levará o motorista à rua Bortolo Gusso, à direita, à esquerda na rua José Gomes de Abreu para então acessar à esquerda a rua Infante Dom Henrique e então retornar à Avenida Brasília, no final do viaduto sobre a BR 476.

No sentido bairro – centro o binário será formado pela Avenida Brasília, a partir do cruzamento com a rua Infante Dom Henrique, no final do viaduto sobre a BR 476, um trecho da rua das Andorinhas, seguindo pela rua Maria Trevisan Tortato, um pequeno trecho da rua Lizimaco Serapião para retornar à Avenida Brasília.

A extensão das ruas que serão restauradas ou pavimentadas é de 4,51 quilômetros, sendo que a Avenida Brasília terá obras ao longo de 2,13 quilômetros e a rua Maria Trevisan Tortato, num trecho de 1,01quilômetro. Haverá obras também nas ruas Bortolo Gusso, José Gomes de Abreu, Infante Dom Henrique, Lizímaco Serapião e rua das Andorinhas.

Santa Bernadethe

Diferente dos outros dois binários que fazem parte desta licitação, o da avenida Santa Bernadethe será consolidado na própria via que é dividida por um canal, ou seja, tanto num sentido quanto no outro o motorista utilizará a Santa Bernadethe. O investimento previsto é de R$ 11,25 milhões e só as obras de pavimentação representam o equivalente a 66,4% do total.

Pelas características do subsolo, o pavimento será de concreto, solução mais econômica neste caso, em substituição ao antipó que existe atualmente. Com as obras, a avenida Santa Bernadethe, vai interligar os bairros Fanny, Lindóia e Portão e possibilitar o acesso mais direto entre os terminais Portão e Hauer.

Para melhorar o Inter 2

A ligação entre os terminais Capão da Imbuia e Hauer faz parte das obras de modernização da Linha Direta Inter 2, a mais carregada entre os ligeirinhos. As obras relacionadas à Linha Direta fazem parte da ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT). A realização das obras desta ligação beneficiará uma população de 128 mil moradores.

Dezessete linhas de transporte coletivo que fazem 1.452 viagens diárias com 173 veículos e transportam 217 mil passageiros por dia, utilizam as vias que formam a ligação entre os terminais Capão da Imbuia e Hauer.

Serão realizadas obras em diversas ruas localizadas entre os dois terminais numa extensão de 8,6 quilômetros, entre elas as ruas Cel Francisco H. dos Santos, José Rietmeyer, Professor Nivaldo Braga, Reinaldo Issberner, Júlio César R. Souza, São Vicente Palotti. Também serão realizadas obras nas ruas Marcos Smanhotto, Frei Rogério, Miguel Caluf, Sisinando Chaves e Duarte Sesino Medeiros.

Uma das vias mais importantes nesta ligação é a rua Cel Francisco H. dos Santos, que será duplicada e a pista existente atualmente será restaurada. Só nesta rua serão realizadas obras num trecho de 3,8 quilômetros, mais de 43% das obras desta ligação viária.

A implantação de uma trincheira no cruzamento da rua Reinaldo Issberner com a BR 277 também fará parte desta ligação. Esta obra está calculada em R$ 10,58 milhões e só as obras de pavimentação representam 48,7% do total.

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