Resultado do PIB foi “ótimo”, diz ministro Guido Mantega

Numa tumultuada chegada à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu uma rápida entrevista, na qual comemorou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), de crescimento de 1,4%. "Achei ótimo", disse, enquanto caminhava em direção ao plenário da comissão, onde falará sobre a crise na agricultura e o pacote de ajuda do governo para o setor.

Mantega disse que o resultado aponta um crescimento anualizado de 6% do PIB e manteve a previsão de expansão do PIB de 4,5% este ano. O ministro também destacou o avanço da formação bruta de capital (investimentos). "Foi o que mais cresceu. Anualizado dá 12%", afirmou ele, acrescentando ainda que o País está crescendo com investimentos e com o aumento do consumo das famílias. "Isso é o mais importante", afirmou.

Os investimentos, no conceito de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) que considera construção civil e produção e importação de máquinas e equipamentos, cresceram 3,7% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre do ano passado. No último trimestre de 2005 o aumento tinha sido de 1,7% sobre o trimestre anterior, que por sua vez registrou queda de 0,9% sobre o segundo trimestre de 2005.

No primeiro trimestre deste ano, o consumo das famílias cresceu 0,5%, enquanto o crescimento do consumo do governo foi de 1%. Sempre na comparação com o quarto trimestre de 2005, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou avanço de 1,7% para a indústria; 1,1% para agropecuária e 0,8% para o setor de serviços, no primeiro trimestre. Os dados fazem parte da pesquisa do PIB e são ajustados para tirar o efeito das variações típicas do calendário.

Voltar ao topo