Restrição a líquidos em vôos internacionais começa em abril, informa Anac

Rio de Janeiro – A partir de abril, os passageiros de vôos internacionais não poderão embarcar com embalagens contendo líquidos. A determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) segue orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (IOAC).

Segundo o diretor da Anac, Milton Zuanazzi, a medida já foi adotada nos aeroportos brasileiros nos vôos para os Estados Unidos. ?Agora, a Infraero e as empresas de aviação terão de estruturar as salas de embarques para permitir a fiscalização sem causar lentidão nos embarques?, disse ele. O objetivo da restrição é impedir que líquidos explosivos sejam utilizados para terrorismo nos aviões.

Nesta sexta-feira (2), Zuanazzi esteve no Rio para a cerimônia de posse do novo gerente regional da Anac, Enzo Schiavo, ocorrida no Aeroporto de Jacarepaguá, sede da Regional 3 da Anac, que engloba Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Na cerimônia, Zuanazzi afirmou que não haverá apagão aéreo no período dos Jogos Pan-Americanos, quando o Rio deverá  receber quase meio milhão de turistas. Segundo ele, um comitê formado pela própria Anac, pela Infraero e pela Polícia Federal, estudada, , a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB),  medidas específicas para garantir a segurança e evitar atrasos nos vôos.

O presidente da Anac informou também que novos controladores de vôo estão sendo treinados e ocuparão seus postos antes dos Jogos Pan-Americanos, que começam em julho.

Voltar ao topo