Requião visita Sindijor e conversa com empresários do setor

O governador Roberto Requião visitou, nesta quinta-feira, a sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná (Sindejor) e conversou com empresários do setor. ?A imprensa deve ter independência absoluta, sem estar atrelada a empresas e a governos. A visão ideal é esta: sou jornalista e governador do Estado e acho que a liberdade de crítica deve ser completa?, disse o governador.

Requião salientou que considera essencial dentro de uma democracia a diversidade de opinião. ?As críticas saudáveis e corretas só ajudam o processo democrático avançar. Por isso, tenho pelo sindicato e pela liberdade do jornalismo apreço fantástico, mas é preciso também que respeitem a minha opinião?, considerou.

Ainda ressaltando a contribuição da imprensa para a democracia, Requião destacou ações do presidente do sindicato e proprietário do jornal Diário Popular, jornalista Abdo Aref Kudri. Ele citou a participação de Kudri em defesa da liberdade de opinião na greve dos jornalistas ocorrida em Curitiba durante a ditadura militar.

?O Abdo que não esqueço é aquele que ofereceu seu jornal, seu papel e sua gráfica para a manifestação dos jornalistas contra os donos de jornal. Esta é uma demonstração inesquecível de espírito democrático?, lembrou.

O testemunho foi completado pelo próprio jornalista, que disse nunca ter se arrependido por imprimir um jornal ?contra nós mesmos, donos de jornais?. ?E custou caro, não só para aumentar o salário dos jornalistas, mas também por eu ter que me explicar para as autoridades do regime porque fiz aquilo?, afirmou Kudri.

Fiscal

Na sua primeira visita à sede do sindicato, o governador ilustrou a importância da imprensa como fiscal das ações de governo, recordando a época em que foi prefeito de Curitiba, já durante a abertura democrática.

?A imprensa cobria de boa vontade a gestão do primeiro prefeito do pós-ditadura. Por isso, inventei o pseudônimo ?Carlos Schnauser?, criado a partir do nome e raça de um cachorro que pertencia ao meu antecessor na prefeitura, Maurício Fruet, para assinar artigos que eram publicados no jornal Correio de Notícias, criticando aquilo que não me agradava. Na manhã seguinte apresentava ao secretariado dizendo ?olha só as críticas que estamos recebendo da imprensa paranaense??, contou.

O governador visitou a sede do Sindejor acompanhado pelos secretários da Comunicação Social, Airton Pisseti, e de Relações Exteriores e Cerimonial, Jacir Bergmann II. O encontro foi oportunidade para entrega de uma homenagem ao governador pela sua administração e contou com a presença de secretários de comunicação municipais, deputados e de vereadores.

Voltar ao topo