Requião recebe franceses em intercâmbio pelo Rotary

O governador Roberto Requião recebeu nesta terça-feira (10) no Palácio Iguaçu um grupo de franceses que estão fazendo intercâmbio através do Rotary Internacional. Durante a reunião, o governador falou dos programas sociais do governo e sobre a estrutura do Estado do Paraná.

?Os nossos programas de ação social visam atender o maior número de famílias carentes possíveis?, declarou Requião ao falar sobre os programas Leite das Crianças, Tarifa Social da Água e Luz Fraterna. O governador ainda explicou aos franceses sobre a isenção de impostos para as microempresas e o apoio ao agricultor no programa Irrigação Noturna. ?Aqui no Paraná nós trocamos imposto por empregos?, afirmou Requião.

O governador ainda passou vários outros dados aos franceses, como o apoio do Governo do Estado à agricultura orgânica, à luta contra os transgênicos, à criação de 900 mil novos postos de trabalho, entre outros assuntos questionados pelos franceses.

Segundo a presidente da Comissão de Intercâmbio de Grupo de Estudo do Rotary, Liliam Pasetti, o objetivo deste intercâmbio é fazer com que os povos se conheçam culturalmente e economicamente. ?Desta maneira nós poderemos ver que os povos não são nem piores nem melhores, mas sim diferentes?, disse ela.

Os franceses estão em Curitiba desde domingo (08) e vão visitar alguns municípios do Estado para conhecer as áreas de ensino, saúde, cultura, economia e empresarial. Os grupos de intercambistas geralmente são compostos por profissionais que fazem parte da comunidade e que sejam a atuante. Eles precisam ter de 25 a 40 anos com mais de dois anos de formação universitária e não podem ser rotariano, nem parente próximo. ?É um projeto que o Rotary Internacional faz para a comunidade?, conta ela.

Segundo ela, anualmente há mais de 500 grupos que intercambiam entre os países para promover este tipo de conhecimento. ?No mês passado um grupo do nosso Estado foi para a França conhecer os costumes de lá?, informou ela.

Voltar ao topo