Requião expande abastecimento de água na zona rural

O governador Roberto Requião participou nesta sexta-feira (22) da inauguração do sistema de água da comunidade de Santa Lúcia, em Matelândia, no Oeste do Paraná, e anunciou a ampliação do abastecimento de água na zona rural de todo o Estado. ?Temos 400 postos já furados e abandonados e vamos implantar sistemas em todos com recursos da Sanepar, da Secretaria da Agricultura e Abatecimento (Seab) e, se necessário, com recursos do Tesouro Estadual. O que fazemos aqui faremos em toda comunidade e distrito que tiver um poço furado?, ressaltou o governador.

Com investimento de R$ 160 mil, o sistema inaugurado em Matelândia representa uma rede de distribuição de 20 mil metros e um poço de desinfecção. A rede beneficiará 70 famílias das comunidades de Santa Lúcia e do rio Uru, grande parte de pequenos agricultores. O município tem ainda, em fase de conclusão, projeto de rede coletora para viabilizar 1.082 ligações. Praticamente todos os habitantes do município têm acesso a água tratada. Com uma população de cerca de 11 mil habitantes, o município tem 466 famílias beneficiadas pela Tarifa Social da Sanepar.

Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, os sistemas rurais terão prioridade no direcionamento dos recursos do Paraná 12 Meses. ?Com a Sanepar como parceira, em breve estes poços que já estão furados estarão fornecendo água para a comunidade rural?, reforçou.

O produtor de milho João Poltonieri ressalta que o sistema de água vai, num momento emergencial, amenizar problemas como os causados pela estiagem ocorrida no ano passado. ?Além de garantir a nossa própria saúde, o sistema e o aproveitamento destes postos diminui o sofrimento dos animais que utilizamos na lavoura?, afirma.

Projeto jardineiro

A visita a Matelândia também foi oportunidade para entrega de ambulância e para participar do lançamento do Projeto Jovem Jardineiro, convênio entre a prefeitura e a Itaipu Binacional no qual serão investidos R$ 40 mil na capacitação de jovens com idade entre 16 e 17 anos. Durante um ano eles receberão uma bolsa de meio salário mínimo e cursos de jardinagem e paisagismo.

A ação faz parte do Programa Cultivando Água Boa que teve inicio em Foz do Iguaçu e está sendo estendido para outros municípios da região oeste. O governador participou também da inauguração de asfalto e reurbanização da avenida Pedro Álvares Cabral.

Voltar ao topo