Requião confirma que não haverá pedágio público

O governador Roberto Requião confirmou nesta quinta-feira (14) que afastou a idéia de implantar um modelo de pedágio de manutenção pelo Estado. Disse que abandonou o projeto porque destinou mais recursos para a Secretaria dos Transportes e que, com isso, o governo conseguirá atingir a meta de recuperar as rodovias paranaenses sem onerar os motoristas.

?O pedágio de manutenção era um ensaio para mostrar que, se o pedágio fosse necessário, ele poderia ser muito barato?, argumentou. ?O Paraná não precisa de pedágio. Com recursos do Estado, nós vamos zerar todas as estradas. Não é preciso nenhum tipo cobrança de tarifas?, destacou ao informar que o Paraná dispõe de R$ 800 milhões para recuperar 4 mil quilômetros de estradas nesta sua administração.

Requião disse também que a idéia era apresentar um ?pedágio pedagógico? que mostrasse que as concessionárias não precisam faturar R$ 440 milhões em cima dos motoristas. ?Desisti do projeto. Acho que é muito mais fácil mostrar que o Estado não precisa de pedágio nenhum, nem barato, nem caro. Temos condições de resolver a situação das nossas rodovias sem cobrar dos usuários?.

Recursos

Segundo a Secretaria dos Transportes, os R$ 800 milhões disponíveis para a recuperação das estradas paranaenses serão investidos até o fim do ano que vem, quando o governo espera que pelo menos 95% dos 10 mil quilômetros da malha viária estadual estejam em condições ideais de tráfego.

Cálculos dos DER apontam que 1,2 mil quilômetros de rodovias já foram totalmente recuperados desde 2003. Agora, com mais recursos em caixa, o governo do Estado vai recuperar mais 2,8 mil quilômetros além de duplicar a rodovia que liga Cascavel a Toledo, pavimentar a estrada que liga Rio Branco do Sul a Cerro Azul e a concluir o Contorno Norte de Curitiba.

?É o maior programa de melhorias de rodovias dos últimos 20 anos?, atesta o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi. Os recursos empregados são do tesouro estadual, do Banco Mundial, da Cide (o imposto sobre combustíveis) e de convênios com o Detran.

Atualmente, o DER está iniciando uma nova etapa de obras rodoviárias. ?São obras que já começaram e onde estão sendo aplicados mais R$ 150 milhões para entregar 1.837 quilômetros de estradas inteiramente renovadas à população paranaense?, calcula o diretor Rogério Tizzot.

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