Renault aquece indústria de autopeças no Paraná

A produção de dois novos modelos de carros pela Renault do Brasil, em São José dos Pinhais, dará um novo impulso para a indústria de autopeças do Paraná. A montadora deve aumentar o número de fornecedores locais em um dos modelos, o Mégane Sedan II, que começa a ser produzido no segundo semestre de 2005. O outro modelo entra na linha de produção em 2007.

O anúncio foi destacado pelo presidente do Conselho Estadual de Política Automotiva e assessor do governador Roberto Requião, Daniel Godoy, que lembra que o governo do Paraná continuará dando todo o apoio necessário para o desenvolvimento da indústria automobilística no Estado, desde que haja o compromisso de se produzir peças e componentes no Paraná.

“Tenho absoluta certeza que a opção que a Renault fez pelo Paraná para a produção dos novos veículos se deve à segurança das relações institucionais da empresa com o governo do Estado e às condições logísticas oferecidas pelo Porto de Paranaguá”, afirma Godoy.

O presidente do Conselho Estadual de Política Automotiva afirma ainda que o compromisso e incentivo defendidos pelo governo do Paraná com as metas estabelecidas para a produção de peças e componentes da indústria automobilística no próprio Paraná favoreceram a decisão da fabricação dos novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais.

“O próprio governador Roberto Requião tem se empenhado em garantir uma maior otimização do parque automotivo paranaense para que o Estado reduza a dependência da importação de peças”, informa. “A meta do governo é não gerar nenhum outro benefício às montadoras e fornecerdores sem que haja o compromisso pela paranização. É um compromisso que gera mais empregos no Estado”.

A Renault vai fabricar inicialmente 20 mil unidades do Mégane Sedan II, num custo estimado de 50 milhões de euros, equivalentes a R$ 180 milhões. Segundo o Sindicato da Indústria de Componentes para Veículos Automotores ? Sindipeças ? o aumento da participação das indústrias nacionais deve crescer dos atuais 65% para 85%.

Atualmente estão instaladas na Região Metropolitana de Curitiba 50 empresas fabricantes de peças automotivas.

Voltar ao topo