Remo do Brasil começa treino para Sul-Americano

A seleção brasileira de remo já está treinando na raia olímpica do Parque Náutico do Iguaçu, preparando-se para o Campeonato Sul-Americano de Remo, que se realiza de 28 deste mês a 1º de dezembro. O campeonato terá participação de sete países, que estarão disputando medalhas em 14 modalidades. Participam das disputas as seleções do Brasil, Equador, Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

As outras delegações deverão chegar a Curitiba até a próxima terça-feira. Argentina e Chile são os maiores rivais que o Brasil enfrentará no campeonato que encerra oficialmente os 7º Jogos Sul-Americanos que, em agosto, reuniram 15 países.

Em Curitiba, o coordenador regional dos Jogos patrocinados pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é o secretário municipal do Esporte e Lazer, Fernando Guedes.

A seleção de remo que está em Curitiba é formada por 42 integrantes, 29 deles atletas, sendo cinco mulheres. A equipe é formada por atletas de clubes do Rio de Janeiro (Clube de Regatas Flamengo, Vasco e Botafogo); Santa Catarina (Martinelli e Aldo Luz); Rio Grande do Sul (Grêmio Náutico União); Amazonas (Federação Amazonense, de Manaus), e São Paulo (Clube Bandeirantes de Remo).

Primor técnico

– Segundo o chefe da delegação brasileira, Raul Bragatini, “a raia olímpica e oficial de 2.000 metros do Parque Iguaçu é o que há de melhor no gênero na América Latina, e só no Chile existe algo similar, mesmo que a raia tenha apenas 1.800 metros”.

Além das medidas oficiais exigidas pelos organismos internacionais, a raia curitibana, de acordo com o técnico, “é um primor, porque o espelho d´água está sempre plano. Apesar do vento, não há marolas, o que permite que se obtenha o tempo real dos barcos durante a medição nos treinos”.

Argentina e Chile, segundo Bragatini, são os principais rivais do Brasil, que treina na área próxima à garagem de barcos, no Parque Iguaçu, utilizando 30 embarcações. A última vez que o Brasil venceu um campeonato sul-americano foi em 1988.

.Enquanto os argentinos concorrem na faixa de pesos pesado, leve e categoria feminina, o Chile quer prêmios nas modalidades peso leve e categoria feminina”. O Chile foi campeão do mundo em Sevilha, neste ano, na categoria Dois Sem Peso Leve.

O coordenador técnico da seleção, Rodney Araújo Júnior, acredita que remadores como Gibran Vieira da Cunha e Alexandre Soares, vice-campeões dos Jogos Pan-Americanos na categoria peso pesado, poderão garantir medalhas para o Brasil. Ambos só não foram campeões, porque foram derrotados pelos argentinos por um segundo.

Modalidades

– O Brasil participa de provas das seguintes modalidades:

? Doublé – Peso Leve ? masculino ? com dois atletas de até 70 quilos cada, com 4 remos;

? Dois Sem – Pesado ? masculino

? dois remadores, com dois remos;

? Doublé ? Pesado ? masculino

? dois remadores com quatro remos;

? Four Skiff ? Pesado ? feminino

? quatro mulheres, peso livre, com oito remos;

? Four Skiff ? Pesado ? masculino

? quatro homens, peso livre, com oito remos;

? Doublé ? Pesado ? feminino

? peso livre, com quatro remos;

? Quatro Sem ? Pesado ? masculino

? peso livre, com quatro remos; e

? Oito ? Pesado ? masculino

? oito atletas, com peso livre e oito remos, além de um timoneiro.

Voltar ao topo