Relatório da Controladoria-Geral comprova esquema montado pela Planam

O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) afirmou no início da noite desta terça-feira (8) que um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre cerca de 850 licitações para compra de ambulâncias, veículos e equipamentos diversos realizadas em 2004 e 2005 comprova a existência de um esquema organizado pela Planam e outras empresas do setor para o direcionamento de licitações.

Santiago é sub-relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, encarregado de analisar o esquema de fraudes na aquisição de ambulâncias.

Empresa de fachada

Segundo o deputado, das 850 licitações, 270 tiveram a participação da empresa Lealmaq, mas foram vencidas pela Planam. Entretanto, em Minas Gerais, de 42 licitações realizadas, a Lealmaq venceu 17. A Polícia Federal suspeita que a Lealmaq, de Belo Horizonte, atue como fachada para legitimar as concorrências dirigidas.

"Está claro que havia uma combinação para as empresas dividirem o mercado. Em Minas Gerais, a principal concorrente deveria ser sempre a Lealmaq, enquanto em outros lugares, a Planam prevalecia", afirmou Paulo Rubem Santiago.

Voltar ao topo