Relator quer aprovar orçamento da União antes do Carnaval

O orçamento da União para 2006 pode ser votado antes mesmo do Carnaval caso não haja muitos destaques e questionamentos dos parlamentares. A expectativa é do relator do orçamento, deputado Carlito Merss (PT-SC).

O deputado informou que, após concluir o relatório, o documento será encaminhado à gráfica do Congresso Nacional para depois ser distribuído aos deputados e senadores. A partir daí, ele estará pronto para votação em plenário.

"Sem problemas e sem destaques se vota o orçamento em dois dias, depois que tiver tudo acordado. Isso vai ter que ser feito, se tiver muitos destaques e questionamentos, com certeza, fica muito difícil aprovar antes do carnaval", explicou Merss.

De acordo com o deputado, os valores de previsão de receita não foram definidos, mas já existe uma estimativa feita pela consultoria da Comissão de Orçamento, em análise pelo Ministério da Fazenda. "Só quero iniciar o encaminhamento do relatório final quando eu tiver certeza e números bem seguros para que eu não faça um relatório que depois o presidente Lula seja obrigado a fazer um contingenciamento de recursos muito elevado", explicou o relator.

O deputado avisou ainda que, para se fazer uma peça orçamentária com responsabilidade, não será possível atender todas as demandas. Ele ponderou, no entanto, que prioridades como a correção da tabela do imposto de renda, o reajuste do salário mínimo e a melhoria salarial dos servidores públicos federais, estão incluídas no orçamento de 2006. O documento define os gastos a serem feitos pelo governo federal com o dinheiro público, arrecadado principalmente a partir da cobrança de impostos.

Voltar ao topo