Regional Portão reúne associações e entidades sociais

Cerca de 200 pessoas participaram na noite de terça-feira (17) do encontro de associações e entidades sociais da Regional Portão. Aproximar ainda mais a prefeitura da comunidade foi o objetivo maior da reunião que lotou o auditório da Rua da Cidadania da Fazendinha.

A estrutura da prefeitura e a área de competência e atuação de cada um dos órgãos municipais foram apresentadas pelo administrador da regional Portão, Fernando Guedes, que coordenou o encontro. Dirigentes de quase 120 entidades estiveram presentes.

"Esta ação faz parte da política do prefeito Beto Richa que é a de estar cada vez mais junto da população, definindo com os cidadãos as prioridades", disse Guedes. "Este encontro mostra que a prefeitura quer ter um papel ativo, ir ao encontro da comunidade e não apenas esperar que os cidadãos apresentem suas demandas. A idéia é levar à comunidade informações sobre o funcionamento da prefeitura, torná-la conhecida, mostrar o que faz, apresentar os programas em desenvolvimento", explicou ele.

A diretora de geração de rendas da Fundação de Ação Social (FAS), Ana Maria Ghignone, que representou a presidente da entidade, Fernanda Richa, deu boas vindas aos participantes. "Vocês é que mostram o caminho que nosso trabalho deve seguir", afirmou ela.

O vice-prefeito, Luciano Ducci, foi representado pelo seu assessor, João do Suco. Participaram o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Federação Comunitária de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan), vereador Valdenir Dias; a vereadora Dona Lurdes; o assessor de relações com a comunidade da FAS, Paulinho Paiakã, e o presidente da Associação de Moradores do Portão, Edson Pereira Rodrigues, além de assessores de diversos vereadores da região. O administrador da regional Cajuru, Cesário Ferreira Filho, também participou.

O encontro ocorre em duas etapas. Nesta primeira, o secretário do Urbanismo e os representantes da Cohab, das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente e da Urbs, detalharam a estrutura de cada um, os serviços que prestam, os programas em desenvolvimento. Todos apresentaram a estrutura dos seus respectivos núcleos na Rua da Cidadania Fazendinha e as ações nos bairros que formam a regional Portão.

Na segunda etapa, que acontecerá na próxima terça-feira (25), os participantes conhecerão em detalhe o funcionamento e os programas da FAS, das secretarias municipais da Educação, Saúde, Abastecimento, Esporte e Lazer, Defesa Social e Finanças e a Fundação Cultural de Curitiba.

"Os dirigentes de entidades que participarem das duas etapas receberão, ao final, um certificado, que será uma apresentação e um facilitador dos contatos com a prefeitura", explicou Fernando Guedes. Além disso, segundo ele, logo após a segunda etapa, as associações e entidades receberão um manual com informações sobre onde estão os equipamentos municipais e sobre como proceder ao procurar a prefeitura e quem procurar.

O encontro também serviu para um recadastramento das entidades da regional, com atualização de endereços e nomes dos dirigentes. O cadastro servirá para as secretarias que atuam diretamente com as entidades.

Voltar ao topo