Rede de Assistência à Saúde tem novos pontos de atendimento

O Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo público estadual, que no atual governo vem passando por profundas reformulações, está com novos pontos de atendimento. Um deles é em Paranaguá. Os outros são na Lapa, município que até então não era abrangido pelo SAS.

Em Paranaguá, trata-se da substituição do prestador antigo (Interpraias) pelo novo contratado (Clínica São Paulo). A nova clínica atenderá todos os funcionários públicos estaduais que moram no litoral paranaense. Os serviços disponíveis são clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, oftalmologia clínica, cardiologia, cirurgia geral, pronto atendimento 24 horas, procedimentos ambulatoriais classificados como básicos, alguns exames de baixa complexidade e até internações por 48 horas.

Na Lapa, os serviços disponíveis para o funcionário público estadual que mora no município e imediações são clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e exames laboratoriais. Os prestadores são consultórios particulares (ver box no final da matéria).

O que é

O SAS é um sistema totalmente bancado pelo governo do Estado. Não há contribuição financeira por parte do servidor público ? nenhum centavo é descontado do contracheque do funcionário. O plano de saúde beneficia 374 mil pessoas, entre funcionários públicos da ativa, aposentados e dependentes.

Na atual gestão, o SAS foi modificado. Novos municípios passaram a ser abrangidos pelo sistema. Em janeiro de 2003, 11 localidades formavam a rede; hoje, incluindo a Lapa, são 38.

Voltar ao topo