Rapaz morre ao tentar roubar fios de cobre da Sanepar em Cambé

Ao tentar roubar cabos de cobre da Sanepar, G. M., de 16 anos, recebeu uma descarga de energia elétrica de 13.800 volts, e morreu por volta das 7h, horário em que moradores da vizinhança ouviram um barulho semelhante à uma explosão.

O rapaz foi eletrocutado ao tentar cortar o fio de alta tensão do transformador da estação elevatória de água localizada no Jardim Elizabeth, em Cambé. Ainda com um alicate na mão, ele caiu em cima da laje da casa de força, cerca de três metros abaixo do transformador. As evidências indicam que o rapaz tentava desligar o fornecimento de energia para retirar os cabos de cobre, que ficam na casa de força.

Mesmo sendo uma área cercada, ladrões já depredaram o local e levaram cabos de cobre do quadro de energia que comanda o conjunto das bombas. A partir de fevereiro deste ano, os fios de cobre da estação foram roubados cinco vezes, sendo que a Sanepar registrou três boletins de ocorrência em fevereiro, um em março e outro em abril.

Os prejuízos da Sanepar com esses roubos foram avaliados em torno de R$ 50 mil com a reposição de material. Com capacidade de produção de 70 metros cúbicos por hora, a estação cumpre função importante para abastecer cerca de 10 mil pessoas, nos Jardins Morumbi, Esperança e parte do Santo Amaro. O abastecimento não foi prejudicado pelo acidente desta manhã.

O gerente da Gerência Metropolitana de Londrina e Cambé, Sérgio Bahls, afirma que infelizmente a Sanepar tem sido vítima constante de atos de vandalismo, que trazem prejuízos e transtorno, muitas vezes comprometendo o abastecimento de água. ?Neste caso, há ainda a lamentável morte de um rapaz?.

Segundo Bahls, essas pessoas correm um risco muito grande para roubar material porque existe um receptador. ?A sociedade tem que ajudar a combater essas ações que só trazem danos para todos?, diz.

Voltar ao topo