Qualificação profissional beneficiará mais de 300 mil jovens

Mais de 300 mil jovens com idade de 16 a 24 anos receberão qualificação profissional neste ano, em ações do Ministério do Trabalho e Emprego, contra 185 mil no ano passado ? aumento de 38%. A maioria dos jovens (120 mil) será capacitada em cursos de aprendizagem. No ano passado, foram 70 mil jovens aprendizes matriculados, dos quais 40 mil com contrato de trabalho.

"Observamos que a falta de qualificação é um dos maiores obstáculos para o acesso à primeira oportunidade de trabalho", observa o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini, justificando a prioridade dada à qualificação. No Plano Nacional de Qualificação (PNQ) serão treinados 80 mil, na faixa de 16 a 24 anos, enquanto no ano passado eles somaram 70 mil.

Os Consórcios Sociais da Juventude, que tiveram início no ano passado com experiência piloto em seis localidades, beneficiando cerca de 7 mil jovens, neste ano atenderão 50 mil em todo o país. Além de aprender uma profissão, os jovens têm aulas de inclusão digital e elevação da escolaridade, prestam serviços comunitários e recebem ajuda de custo de R$ 150 por mês. Nos consórcios há meta de inserção dos jovens no mercado de trabalho, de 30% a 40% do total dos alunos.

O Soldado Cidadão, realizado em parceria com o Ministério da Defesa e com o Sistema "S", vai preparar novamente 30 mil recrutas para o mercado de trabalho. Com esse projeto, os jovens de menor renda e escolaridade deixam o serviço militar obrigatório preparados para exercer um profissão.

Cerca de 20 mil jovens farão cursos voltados para exercer uma atividade por conta própria de forma individual ou coletiva, por meio de parcerias com o Sebrae e entidades da sociedade civil que têm experiências bem-sucedidas, como o Movimento Hip Hop Organizado e a Mandalla, voltada para o cultivo sustentável.

A experiência do Serviço Civil Voluntário, desenvolvida com as Secretarias de Trabalho e voltada para jovens em conflito com a lei, também deverá ser repetida e ampliada. No ano passado, foram capacitados 4.800 jovens.

Voltar ao topo