PSDB nunca fez oposição ‘destrutiva’, afirma FHC

O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira (22) que o PSDB nunca fez uma oposição "destrutiva" e que, por essa razão, votará as matérias de interesse do País no Congresso Nacional. Apesar da afirmação, ele lembrou que os tucanos fazem oposição ao governo do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva e não pensam igual ao PT. "O PSDB sempre foi um partido com uma visão muito clara do que quer e (essa visão) não é igual à do PT, é diferente.

FHC reforçou o fato de os tucanos estarem hoje na oposição. E nesta condição, cobrou, mais de uma vez, esclarecimentos sobre os escândalos que atingiram o governo petista: "Isso foi só por causa da campanha? Aquilo não era verdade? Se não for verdade, tem que mostrar que não era verdade. E se for, tem que punir. São condições necessárias para que possa haver um diálogo mais correto entre os dois partidos (PT e PSDB).

FHC aproveitou também para mandar um recado aos correligionários que ficaram animados com o aceno feito pelo presidente Lula para um diálogo entre as duas legendas, ao dizer que os esclarecimentos dos escândalos são essenciais não apenas para Lula ter força moral para essa conversa com os tucanos. Isso seria condição também para os tucanos aceitarem o diálogo com o presidente Lula.

Voto "não"

Ao falar que os tucanos nunca fizeram uma oposição destrutiva ao governo petista, FHC disse que o Brasil vai pra frente porque o PSDB nunca agiu como o PT, "que sempre votou não (durante seu governo)". Para reforçar a argumentação, citou as matérias que os tucanos votaram na gestão petista, como as PPPs e a questão da seguridade. "Votaremos quaisquer outras medidas de interesse do País", disse, alfinetando: "Mas sem precisar estar dando a impressão de que estamos pensando sempre juntos (com o governo Lula) porque nós não pensamos as mesmas coisas.

Questionado sobre qual seria o limite da oposição que os tucanos pretendem fazer ao governo Lula no segundo mandato FHC respondeu: "Depende do que o governo fizer. Se for por um caminho bom, a oposição não vai ficar destruindo. Mas se for por um caminho mau, ela vai se opor com força." Fernando Henrique falou também sobre o fato de o presidente Lula não ter enviado ainda nenhuma reforma ao Congresso Nacional. E ponderou: "É natural, a eleição foi recente, ele ainda está envolvido na formação do novo ministério.

Ministério

A respeito da formação do novo ministério do governo Lula, FHC foi taxativo: "Isso não é problema nosso (do PSDB), não temos que conversar sobre este assunto." O ex-presidente tucano disse, ainda, não acreditar que o segundo mandato de Lula seja mais transparente do que foi o primeiro. "Eu não acredito, mas espero (que possa ser mais transparente)", emendou.

Voltar ao topo