Provopar e CEF consolidam o Bolsa Família em Foz

O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) de Foz do Iguaçu vai realizar, nos próximos dias, uma busca às 172 famílias cujo cartão do Bolsa Família encontra-se na Caixa Econômica Federal (CEF), a mais de 10 meses.

Segundo o gerente da CEF, Moacir Masson, são casos em que a família não foi encontrada e o cartão continua na agência. ?Ainda são cartões do Bolsa Escola e do Vale Gás. Por isso o Provopar irá fazer uma busca dessas famílias, através do nome da criança matriculada na escola?, informa.

Sendo constatada a existência da família e a confirmação do endereço, o cartão será entregue, com a devida alteração ou não dos dados. A não localização da família implica no cancelamento do beneficio. Para a presidente do Provopar, Maria Margareth Alves, a busca manual das 172 famílias será nossa tentativa de reduzir o número dos cartões antigos.

?Dos 2.050 cartões do Bolsa Família, que chegaram ao programa (último lote, out/04), referente até o ano de 2003, o Provopar já entregou 1.110 cartões, com atendimento nas escolas dos bairro. ?O restante iremos continuar com a entrega na próxima semana em outros bairros e escolas da cidade?, revela Margareth.

Na segunda, a entrega dos cartões será na escola Cândido Portinari (AKLP); na terça, na escola Professora Elenice (Jardim América); quarta, na escola Érico Veríssimo (Jardim São Paulo); quinta, na escola Professora Suzana Balen (Jardim Calífórnia e Porto Belo).

?Além da entrega dos cartões do Bolsa Família, também serão fixadas nas escolas listas com os nomes das famílias, cujos cartões se encontram no Provopar, e ainda não foram retirados?, disse.

Avaliação

Segundo Masson, Foz é a segunda cidade do estado, depois de Curitiba, que realizou o maior número de Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. ?Temos cerca de 18 mil cadastros realizados e cerca de 13 mil famílias recebendo algum beneficio?, destaca.

Denúncias

O Provopar está averiguando denúncias sobre o recebimento do benefício do Governo Federal, o Bolsa Família. Na última semana, o programa realizou cinco visitas domiciliares a fim de conferir a veracidade das denúncias.

De acordo com a responsável pela Central de Cadastro Único, Loici Ramos da Silva, foram feitas cinco visitas domiciliares e em três casos foram cancelados o beneficio do Bolsa Família. ?Em Foz temos cerca de 14 mil famílias que recebem algum beneficio do Governo Federal?, disse.

As pessoas que quiserem fazer denúncias devem ligar para o Provopar, no telefone 521 1425 para comunicar sobre os casos irregulares.

Voltar ao topo