Provopar divulga cultura do Paraná

Além de oferecer ferramentas para a geração de renda à população mais carente, o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) investe também na divulgação da cultura do Paraná. O projeto "Arte Nossa" promove o fortalecimento do artesanato do Estado e oferece programas capazes de fomentar a arte paranaense, através de ações que promovem o diagnóstico, o resgate e o apoio aos artesãos do Estado.

Um projeto piloto foi instalado em 2003, no município de Guaraqueçaba, com a participação de cerca de 60 artesãos. "O Provopar levantou a situação dos produtores de artesanato daquela região e promoveu, junto com a comunidade, cursos de associativismo e diversas oficinas com a intenção de promover o treinamento e aperfeiçoamento dos artesãos daquela região", explica a presidente do Provopar, Lúcia Arruda.

Para a divulgação, várias obras do Arte Nossa percorreram diversos lugares do Brasil e do mundo. Em 2003, o Provopar levou alguns trabalhos de artistas populares do Paraná para a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenneart), em Pernambuco; Feira de La Rochelle, na França; e para um Encontro do Mercosul, na Argentina.

O Arte Nossa também percorreu eventos, entre eles, o Encontro do Mercosul, no Chile; o Fórum Mundial da Cultura, em Foz do Iguaçu; a exposição Semana Cultural do Paraná, em Códoba, na Argentina; a Feira Nacional de Negócios de Artesanato, em Olinda (PE); e a Feira Nacional de Artesanato, em Minas Gerais.

Em 2004, o Provopar começou a fazer o cadastramento e a distribuição da Carteira do Artesão, através de entidades artesanais do Estado. "Com a carteira, o artesão pode transportar os seus produtos sem a nota fiscal. Além disso, a carteirinha oferece a ele uma porção de isenções fiscais", conta ainda Lúcia Arruda.

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