Propostas tentam proteger trabalhadores da aviação civil

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) encaminhou nesta quarta-feira (27) ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, um documento propondo a implementação de quatro medidas para evitar agressões físicas e minimizar o estresse dos trabalhadores do setor, por causa dos atrasos e cancelamentos de vôos.

A carta, assinada pela secretária-geral da Fentac, Selma Balbino também presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, propõe que a Anac, junto com a Infraero e as empresas aéreas, criem uma sala de crise para atender os passageiros prejudicados, evitando o contato direto com os trabalhadores do setor. Outra proposta é o fornecimento de informações aos passageiros sobre os vôos e as medidas que estão sendo tomadas para resolver os problemas nos aeroportos a cada uma hora.

A Fentac também propõe que as companhias aéreas mantenham, nas imediações dos aeroportos, reservas antecipadas de hotel para hospedar passageiros prejudicados com eventuais cancelamentos de vôos. A federação pede, ainda, que as empresas mantenham um psicólogo de plantão para dar apoio aos trabalhadores que sejam vítimas de agressões físicas.

O documento também foi enviado ao presidente da Infraero, tentente-brigadeiro José Carlos Pereira e ao presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Marco Antonio Bologna, também presidente da TAM.

Voltar ao topo