Projeto Soldado Cidadão deve capacitar 18,6 mil militares no segundo semestre

O projeto Soldado Cidadão, do governo federal, deve capacitar mais 18,6 mil militares no segundo semestre deste ano. O programa tem por objetivo oferecer cursos profissionalizantes a soldados do serviço militar inicial e àqueles que estejam em vias de se desligar das forças armadas, possibilitando maiores oportunidades de reinserção na vida civil.

No primeiro semestre deste ano, o projeto ofereceu qualificação profissional a 11,2 mil militares do Exército e da Marinha. Agora, no segundo semestre, está prevista a capacitação de mais 16,6 mil jovens pelo Exército e dois mil pela Aeronáutica.

O diretor do Departamento de Mobilização do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Moura Barreto, destacou o papel social do projeto. "No Brasil, todo ano, uma média de 1,6 milhão de homens completa 18 anos. As forças armadas incorporam 100 mil desses jovens, ou 6% do total, e, dentre eles, cerca de 30 mil participam, por ano, do Soldado Cidadão", disse o general. "Estamos oferecendo cursos que os preparam para várias profissões e eles estão conseguindo emprego. Isso é importante", acrescentou.

O projeto Soldado Cidadão foi lançado oficialmente em agosto de 2004 pelo governo federal, a partir de uma experiência realizada anteriormente pelo Exército. Os cursos são oferecidos em parceria com entidades como o Senai, o Senac, o Sebrae e empresas privadas. Entre as áreas de capacitação estão a construção civil, as artes gráficas e a informática.

Voltar ao topo