Projeto Rondon permitirá que estudantes retomem consciência social

O ministro da Educação, Tarso Genro, afirmou hoje que o Projeto Rondon vai permitir a retomada da consciência social e também nacional pelos estudantes brasileiros. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto foi relançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de levar estudantes universitários para prestar serviços nas regiões mais carentes do país, principalmente nas áreas de educação, saúde e meio ambiente

Também presente à solenidade, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, disse que o desafio agora é atender ao enorme contingente de estudantes que aguardam a oportunidade de participar de uma nova etapa do Projeto Rondon.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, ressaltou que o projeto é importante porque "a ausência do Estado permite que várias organizações não-governamentais (ONG) se apropriem do território e das sementes". Petta disse que a ocupação do território brasileiro se dará pela sabedoria e pelo conhecimento.

Ele observou que, para os universitários, o Projeto Rondon será a oportunidade de ampliar a formação cultural e colocar o interesse coletivo acima das individualidades.

Voltar ao topo