Projeto Ação Cooperar em Guarituba terá investimento de R$ 52 milhões

O Ação Cooperar chega neste sábado (17) à sua 15.ª edição, no Guarituba, em Piraquara, área de ocupação irregular que está em processo de regularização fundiária e urbanização pelo programa Direito de Morar. O Governo do Paraná investe R$ 52 milhões na área, beneficiando 12 mil famílias. Para que se tenha uma idéia da dimensão do projeto, o Guarituba tem população maior que 90% dos municípios paranaenses. A abertura da 15.ª etapa terá a participação do governador Roberto Requião.

As famílias que vivem em áreas de risco ambiental ou impróprias para ocupação serão relocadas dentro do próprio Guarituba ? as áreas ambientalmente degradadas serão totalmente recuperadas. Haverá instalação de equipamentos comunitários e a regularização fundiária das áreas ocupadas.

O projeto realizou mais de 30 mil atendimentos e recebeu quase 100 mil pessoas em suas 14 etapas. O projeto é um mutirão de cidadania e serviços públicos destinados a moradores de ocupações irregulares e à população pobre. Organizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), o Ação Cooperar teve sua primeira edição em abril de 2005, na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba).

Segundo o superintendente de Relações Comunitárias da empresa, João José de Arruda Júnior, o Ação Cooperar foi criado como uma forma de estabelecer um canal de comunicação entre o Governo e a comunidade. ?A Cohapar não está preocupada apenas com a construção de casas, pois entende que o direito à moradia envolve também o acesso à infra-estrutura e serviços básicos?, afirmou.

Ele lembrou que em suas 14 primeiras etapas o Ação Cooperar realizou mais de dois mil atendimentos de saúde, entregou gratuitamente quase três mil carteiras de trabalho e de identidade e levou mais de 300 certidões de nascimento, casamento ou óbito gratuitas, entre vários outros serviços. ?O projeto também cuida da auto-estima da população pobre ? foram mais de dois mil cortes de cabelo e serviços de manicure e pedicure. Sem falar nos shows e apresentações culturais, que atraíram um público de 35 mil pessoas?.

Voltar ao topo