Projeção de filmes faz parte da agenda de férias da Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná vai exibir filmes do acervo da Seção de Multimeios. A programação de férias inicia nesta terça-feira (10) e se estende até o próximo dia 26. As sessões acontecem sempre às 16h, no Auditório Paul Grafunkel. A entrada é franca.

?O homem sem face? ? (Man without a face, The, 1993, EUA) ? marca a estréia da programação. A direção é de Mel Gibson. Com Mel Gibson, Nick Stahl, Margaret Whitton e Gaby Hoffmann. O filme traz a história de garoto adolescente que tenta superar a influência da mãe e das irmãs através da amizade com um ex-professor de rosto deformado e passado misterioso.

?O Quatrilho? (1995, BRA) entra em cartaz nesta quarta-feira (11). Direção de Fábio Barreto, com Glória Pires, Patricia Pilar, Alexandre Paternost, Bruno Campos, Gianfrancesco Guarnieri, José Lewgoy, Cecil Thiré e Cláudio Mamberti. Retrata três décadas na vida de dois casais de imigrantes iltalianos que se estabelecem na serra gaúcha. A trilha sonora é do violoncelista Jaques Morelenbaum, que tem a canção-tema interpretada por Caetano Veloso.

Na quinta-feira (12) é a vez de ?Cuidado com as gêmeas? ? (Big business, 1987, EUA). A direção é de Jim Abrahams. Com Bette Midler, Lily Tomlin, Fred Ward e Edward Herrmann. Na maternidade de uma pequena cidade a enfermeira míope troca dois pares de gêmeas, filhas de uma milionária e de uma nativa simplória. Anos mais tarde as quatro se defrontam em conflito que envolve poderosa empresa. Inspirado na Comedia de Erros de Shakespeare, o filme é uma proeza de efeitos especiais e uma overdose de humor.

Mais filmes

A programação segue no dia 17, com a exibição de ?Casamento grego? ? (My big fat greek wedding, 2001). Direção de Joel Zwick. Com Nia Vardalos, John Corbett. Michael Constantini. Sucesso de público e crítica. É a história da garota grega de 30 anos que os pais querem ver casada com rapaz grego. Mas ela se apaixona por um professor americano que não sabe nada sobre os costumes e tradições deste povo. É um filme alegre e divertido.

?Policarpo Quaresma ? herói do Brasil? ? (1998, BRA) entra em cartaz no dia 18. A direção é de Paulo Thiago. Com Paulo José, Giulia Gam, Othon Bastos e Bete Coelho. Respeitosa adaptação do romance de Lima Barreto, cujo herói é visionário e lunático. A reconstituição de época e a pesquisa musical são rigorosas. Policarpo Quaresma é internado num sanatório ao pedir a dom Pedro II que mudasse a língua oficial do Brasil de português para tupi.

No dia 19 será exibido ?Três solteirões e uma pequena dama? ? (Three men and a little lady, 1990). Direção de Emile Ardolino. Com Tom Selleck Steve Guttenberg e Ted Danson. O riso e a diversão são cada vez maiores enquanto este trio que cria o bebê Mary, que agora é uma adorável garotinha de cinco anos. Tudo vai bem até a mãe de Mary resolver se casar e mudar para a Inglaterra ? levando Mary. Os três ?ex-pais? logo descobrem que suas vidas ficam vazias sem sua pequena dama, e resolvem unir forças e talentos num plano maluco para trazer Mary de volta.

Última semana – ?Tormenta? ? (White squall, 1996, EUA) ? entra em cartaz no dia 24. A direção de Ridley Scott. Com Jeff Bridges, Scott Wolf. John Savage. Em 1966, 13 garotos partem para longa viagem no navio-escola Albatroz, quando uma tormenta em alto-mar provoca terrível acidente com a tripulação. É um drama baseado em fatos reais e filmado em locações exóticas como Yooung Island e Caribe. O filme tem a marca da sofisticação estética do diretor, que teve muito trabalho com a complexa seqüência da tormenta no mar, mas não se descuidou do elenco coletivamente irretocável.

No dia seguinte (25) é a vez de ?Carlota Joaquina, princesa do Brasil? – (1995, BRA). Direção de Carla Camurati. Com Marieta Severo, Marco Nanini, Maria Fernanda, Marcos Palmeira, Beth Goulart, Vera Holtz e Ney Latorraca. Em 1807 D. João e sua esposa Carlota Joaquina se mudam para o Rio de Janeiro onde permanecem por 13 anos. Foi o primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Carla Camurati, muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada. Apesar do pequeno orçamento ela soube fazer uma comédia histórica que tem mais virtudes que defeitos.

A programação encerra no dia 26, com ?Os outros? (The others, 2001, FRA/ESP). Direção de Alejandro Amenábar. Com Nicole Kidman, Christopher Eccleston e Fionnula Flanagan. A história se passa numa ilha da costa da Inglaterra, onde a mãe solitária vive com seus dois filhos aguardando o marido retornar do campo de batalha. Quando três pessoas batem à sua porta para pedir emprego e substituir os antigos funcionários que sumiram misteriosamente, eventos assustadores e sobrenaturais começam a se desenrolar.

Voltar ao topo