Programa facilita compra de terra para jovens de comunidades negras

Jovens de comunidades negras poderão financiar a compra da terra pelo programa Terra Negra Brasil. A iniciativa faz parte da linha de crédito fundiário Nossa Primeira Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, cujo objetivo é permitir a compra de imóveis rurais por jovens de 18 a 28 anos.

Segundo o coordenador de Política da Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fabiano Kempfer, o programa vai possibilitar o retorno e a permanência desses jovens no campo, gerando emprego e renda no meio rural. Kempfer disse que, além de resgatar a identidade da agricultura familiar negra no Brasil, o programa Terra Negra Brasil vai ajudar na inclusão social dos jovens beneficiados.

"A agricultura familiar negra organizada é um tema novo. Através de uma política de governo, de uma ação pública, queremos desenvolver uma ação para tirar esse jovem da invisibilidade, permitindo o acesso à terra e ao crédito produtivo", afirmou Kempfer.

Ele informou que, além de adquirir a terra, os jovens terão acesso a investimentos básicos como a estrutura produtiva da unidade, além de eletrificação e estruturação básica. De acordo com Fabiano Kempfer, existe uma demanda hoje de nove grupamentos nos estados do Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Piauí.

A primeira área a ser entregue pelo projeto Terra Negra Brasil será a Fazenda Dois Irmãos, com 460 hectares, no município de Guimarães no Maranhão. A compra da Fazenda Dois Irmãos será fechada no final deste mês. O financiamento de 340 mil reais será pago em 14 anos pelos 26 jovens.

Voltar ao topo