Programa de prevenção às drogas atingiu 90% dos municípios do PR

A Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), da Secretaria da Justiça e da Cidadania, entre outras ações, implantou o Programa de Interiorização das Políticas Estaduais de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Lícitas e Ilícitas (Prointer), durante este ano. A proposta consiste em descentralizar as ações do governo em relação às políticas antidrogas e construir uma rede integrada de prevenção. Durante o ano, cerca de 90% das cidades paranaenses foram visitadas por representantes da coordenadoria.

O Programa de Atenção ao Servidor (PAS), também foi uma importante medida da Cead neste ano. Direcionado a servidores da Secretaria da Justiça e da Cidadania, o projeto tem a intenção de sensibilizar e apresentar alternativas que possam colaborar na qualidade de vida. O PAS inclui a sensibilização desde as chefias até funcionários menos graduados para questões relacionadas ao abuso de substâncias entorpecentes. ?O programa tem por prioridade, proporcionar melhor qualidade de vida através do desenvolvimento de fatores de proteção e inibição de risco existentes no contexto do trabalho?, explicou a coordenadora da Cead, Sonia Alice Felde Maia.

A Cead atualizou o Observatório Estadual Antidrogas, em que consta a listagem de Comunidades Terapêuticas, Grupos de Mútua Ajuda, Casas de Apoio, Clinicas Especializadas, Hospitais Psiquiátricos, Serviços de Prevenção, Ambulatórios Especializados e atendimento ao Usuário. Informações detalhadas a respeito desse serviço podem ser acessadas pelo site da Coordenadoria www.antidrogas.pr.gov.br

Na última semana de junho, a Cead, em conjunto com o Conselho Estadual Antidrogas, promoveu a XI Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (PREVIDA). O evento envolveu a comunidade paranaense através de atividades e divulgação de material alusivo nas ruas. Participaram também da elaboração grupos de mútua ajuda como Alcóolicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e Amor Exigente, instituições religiosas e organizações não-governamentais.

Voltar ao topo