Programa da prefeitura de Curitiba recolhe 2 mil ton de lixo reciclável

Mais de duas mil toneladas de lixo reciclável deixaram de ser jogadas em fundos de vale, terrenos e ruas de bairros mais afastados do centro da cidade no ano passado. O material foi recolhido pelo programa Câmbio Verde e encaminhado ao Centro de Valorização de Rejeitos, da Prefeitura de Curitiba. Paralelamente, foram distribuídas oito mil toneladas de hortifrutigranjeiros para as famílias beneficiárias do programa.

"A implantação de 14 novos pontos de Câmbio Verde no ano passado ajudou a aumentar em 4% e 13% o índice de coleta de material reciclável nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, em comparação com os mesmos períodos de 2004", destaca a gerente de Limpeza Pública da Prefeitura, Gisele dos Anjos.

O Câmbio Verde é um programa municipal que envolve as Secretarias do Abastecimento e do Meio Ambiente, beneficiando diretamente oito mil pessoas na área periférica da cidade, com renda de até três salários mínimos. Cada quatro quilos de lixo reciclável entregues nos pontos de troca, dão direito a dois quilos de hortifrutigranjeiro da época.

Com a criação dos 14 novos pontos, a Prefeitura ampliou de 64 para 78 os locais de troca de recicláveis por alimentos, incluindo mais 2.600 pessoas. Para este ano estão sendo estudados novos pontos. Segundo a gerente de Limpeza Pública, educação ambiental e alimentar serão temas agregados ao Câmbio Verde.

"O caráter do programa é sócio-ambiental. Ao mesmo tempo em que ele valoriza a importância da reciclagem como forma de diminuir a pressão sobre os recursos naturais e sobre o aterro sanitário, ele incentiva e leva para a mesa das famílias mais carentes uma alimentação saudável", explica Gisele.

Dos novos pontos abertos, os que mais se destacaram em número de participação foram Pantanal, na Regional Boqueirão; São José, na Regional CIC e Três Pinheiros, em Santa Felicidade.

Os alimentos são adquiridos de pequenos produtores rurais, organizados pela Federação das Associações de Pequenos Agricultores (FEPAR). "É uma política do município de Curitiba para combate à fome, preservação do meio ambiente e de fomento à agricultura familiar", explica o diretor de Programas Comunitários da Secretaria Municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli.

Voltar ao topo