Programa Compra Direta vai beneficiar Carlópolis e Abatiá

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, anunciou nesta sexta-feira (17) a participação de dois novos municípios no programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar: Carlópolis e Abatiá. ?Vamos investir R$ 80,7 mil na produção de mais de 40 toneladas de alimentos, como feijão, café, arroz, verduras e carne de gado e frango. Só em Abatiá, a alimentação de 2,6 mil pessoas está garantida pela produção de vinte nova famílias locais?, explica o secretário.

O Compra Direta tem como objetivo a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares, que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ? Pronaf e a destinação desses alimentos ao atendimento das demandas de suplementação alimentar de entidades sociais locais (creches, escolas, hospitais, asilos, entre outros). ?Desta forma, o programa estimula a geração de renda dos pequenos produtores familiares e melhora significativamente a alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos de entidades sociais?, destaca Zimmermann.

Ambos os projetos tem prazo determinado de convênio: Carlópolis ? julho a setembro de 2005 e Abatiá ? junho a dezembro de 2005.

Para este ano a previsão de investimentos no Compra Direta é de R$ 4,5 milhões para 2,5 mil de famílias de agricultores e complementação da alimentação de 200 mil pessoas.

Como participar

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, realiza um convênio com uma associação no município, ficando responsável pela execução do programa no local. Para a realização do convênio é necessário que as entidades sociais e os agricultores familiares preencham o formulário padrão do programa.

Todo e qualquer produto originário da agricultura familiar pode ser comercializado, respeitando o que a legislação exige – o governo somente adquirirá produtos que possam ser comercializados através da nota do produtor.

A Secretaria de Agricultura, a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento do Paraná S.A (Ceasa) e a Companhia Nacional de Abastecimento são parceiras do programa Compra Direta. O programa também tem a colaboração de entidades não governamentais de assessoria rural, sindicatos de trabalhadores rurais, entidades da assistência social, APMs, Associações de agricultores familiares e Prefeituras Municipais.

Para ver o formulário padrão ou para mais informações ligue para (41) 3883-2500, ou consulte o site http://www.setp.pr.gov.br/setp/enfpob

Voltar ao topo