Programa antidrogas é levado a 80% dos municípios do Paraná

O Programa de Interiorização das Políticas Estaduais de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Lícitas e Ilícitas (Prointer), desenvolvido pela Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), da Secretaria da Justiça e da Cidadania, já alcançou cerca de 80% dos municípios do interior do Estado. ?O programa tem como meta, descentralizar as ações do governo em relação às políticas antidrogas e construir uma rede integrada de prevenção?, esclareceu o secretário da pasta, desembargador Jair Ramos Braga.

Desde março, quando o Prointer foi implantado, 15 associações de municípios do Paraná receberam informações sobre o programa. A coordenadora estadual antidrogas, Sônia Alice Felde Maia e o secretário executivo do conselho estadual antidrogas Jônatas Davis de Paula, realizam palestras que explicam o sistema antidrogas e apresentam as políticas públicas de prevenção. ?Há boa receptividade nas regiões visitadas, e o objetivo está sendo cumprido. Houve grande ampliação na rede de enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas em todo o estado?, afirmou.

Associações

Os prefeitos das 27 cidades integrantes da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) estiveram presentes à apresentação do Prointer, em Joaquim Távora no mês de março. Cerca de 400 pessoas assistiram ao evento. ?Foram criadas coordenadorias municipais antidrogas, desenvolvendo atividades como gincanas, reuniões recreativas e educativas, com objetivo de atingir principalmente os jovens de 12 a 17 anos, sempre de maneira a evitar o contato com drogas?, descreveu a secretária executiva da associação, Tânia Dib.

Uma dessas gincanas foi realizada no último dia 26, em Quatiguá. Jovens de várias cidades integrantes da Amunorpi estiveram presentes e participaram de ações de cidadania, incentivando preservação ao meio ambiente e utilização de materiais recicláveis.

Os municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) receberam o Prointer em julho. ?A presença de mais de 150 pessoas e das autoridades de municípios mostra a preocupação e o envolvimento da comunidade em relação ao combate às drogas?, avaliou a secretária executiva da entidade, Patrícia Daniele Neris.

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) recebeu mais de 400 pessoas em Cascavel, para conhecer as propostas da Cead. Na última semana, de 23 a 25 de outubro a Cead visitou a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), em União da Vitória, a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), em Irati e a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) em Pontal do Paraná.

Programação

Está previsto que Curitiba e municípios associados à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), as cidades da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep) e da Associação dos Municípios Organizadores do Vale do Ribeira Paranaense (Amovale) terão as palestras do Prointer no dia 8 de novembro, na capital.

Os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amsop) deverão assistir palestras da Cead em Francisco Beltrão no dia 21 de novembro, encerrando assim o Prointer em 2006.

Voltar ao topo