Profissionais da Saúde fazem curso para aprimorar o sistema HiperDia

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo curso de treinamento para aprimorar o sistema HiperDia – sistema informatizado de cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes. ?A hipertensão é um dos principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares, sendo importante agravo de saúde pública, no qual cerca de 60 a 80% dos casos podem ser tratados na rede de atendimento básico?, diz a chefe do Departamento de Programas Especiais, Sandra Tolentino.

O curso, que acontece nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), no Hotel Lizon em Curitiba, reúne cerca de 300 profissionais das 22 Regionais de Saúde. A promoção é do Departamento de Programas Especiais e da Coordenação de Doenças Crônico-Degenerativas. Atividades teóricas e práticas de treinamento em informática, no sistema de informação do HiperDia, sob a coordenação do técnico do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), Adrian D. Broski abriram o curso nesta quinta-feira.

Na sexta-feira (7), a coordenadora de Doenças Crônico-Degenerativas, Monica Kastrup, irá apresentar técnicas de aferição da pressão arterial e antropometria, para verificação de peso, altura e circunferência da cintura, fatores que podem alertar para o risco de doenças crônicas. Ainda serão distribuídos kits contendo estetoscópio e esfigmonanômetro para as Regionais de Saúde, as quais repassarão para os municípios de abrangência que estejam cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Ministério da Saúde (CNESS).

Voltar ao topo