Professores estaduais poderão dar continuidade às suas carreiras

Professores da rede pública Estadual terão a oportunidade de dar continuidade às suas carreiras, com aumento gradual de remuneração. A Secretaria de Estado de Educação está desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que consiste em um dispositivo criado para progressão de carreira do corpo docente, voltado à pesquisa. O programa foi anunciado durante a entrega dos 122 novos carros para a Secretaria, nesta quinta-feira (17), no Palácio Iguaçu.

Segundo a superintendente da Secretaria, Yvelise Arco Verde, este programa é inédito no País. "Não existe, no Brasil, outra proposta como esta. Será um processo de formação de professores voltado à pesquisa e ao estudo do sistema educacional do Paraná", disse. Para Yvelise o programa atenderá um anseio dos professores. "Atualmente, em certos casos, alguns professores chegavam ao final da carreira em oito anos, ou seja, ficavam estagnados por não ter mais como avançar. Agora, com o programa, o professor poderá levar 25 anos para percorrer toda a carreira dentro do sistema", e ressalta que para cada avanço há um aumento salarial.

Melhora

A superintendente afirmou que haverá uma melhora substancial da qualidade da Educação, pois o plano terá como embasamento muitos estudos, pesquisas e avaliações da estrutura da Educação. "Este é um projeto de longo prazo para a sociedade, mas o ganho do professor será imediato", disse.

O processo de seleção deverá abrir as inscrições ainda no primeiro semestre deste ano. Ao todo, serão mil vagas, por ano, para o programa. O candidato deverá se inscrever para realizar a prova de seleção, fazer a avaliação dos títulos e depois apresentar o projeto pretendido, seguindo o regulamento do PDE.

Atualmente os professores contavam com apenas dois níveis e 11 classes em cada um deles. Tanto o nível quanto as referências correspondem ao cursos que o professor concluí como por exemplo especializações e demais estudos. Agora, com o PDE o professor conta com o terceiro nível e mais 11 classes e cada avanço corresponde a 5% de aumento salarial.

Voltar ao topo