Produção industrial do Paraná cresce 0,4% em agosto

A produção industrial do Paraná cresceu 0,4% em agosto na comparação com o mês de julho, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE. No índice mensal, das 14 atividades pesquisadas, oito apresentaram alta. O destaque ficou para o setor de alimentos (9,5%), por conta principalmente do aumento na produção de açúcar cristal e do óleo de soja.

Outro segmento que colaborou para o crescimento foi o de máquinas e equipamentos (14,9%). O resultado coloca o Paraná entre os nove Estados com crescimento na produção industrial, num conjunto de 14 pesquisados.

Em todo país, a produção industrial cresceu 0,7% em agosto sobre o mês de julho. Os Estados da Bahia (3,2%), Goiás (2,1%), Minas Gerais (1,3%), apresentaram as maiores altas. Já os Estados do Espírito Santo (-5,8%), Pernambuco (-3,0%), Ceará (-2,2%) e Santa Catarina (-0,2%) tiveram as maiores quedas.

Reversão – Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, os números que apontaram diminuição de 3% durante o ano na produção industrial paranaense tendem a serem revertidos com a proximidade do fim do ano, período de maior demanda do mercado consumidor.

?O empresário está fazendo a sua parte, lutando contra a pesada carga tributária e sendo assistido pelo governo estadual com a isenção ou redução do pagamento do ICMS para a sua empresa?, afirma o secretário . ?Desde 2003, mais de 132 mil microempresas paranaenses foram isentas do pagamento do ICMS e outras 35 mil tiveram redução nas alíquotas?, completa Bergmann II.
 
Em recente dado divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), a indústria e o comércio paranaense mostraram seu potencial. Mais de 8 mil novas empresas foram abertas de junho a agosto deste ano, totalizando mais de 158 mil novas empresas criadas no Paraná desde 2003. ?Além disso, o Paraná gerou 341.556 empregos com carteira assinada, números sem precedentes na história do Estado?, diz o secretário.

Voltar ao topo