Presidente vai ?passar o pires? durante a Rio+10

Para obter recursos necessários à preservação da Amazônia e da mata atlântica, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou hoje que irá ?passar o pires? na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentado, na África do Sul. ?Já que é fundamental para a humanidade, que os ricos ajudem a pagar uma parte do ônus.? Do território brasileiro 2,5% são unidade de proteção integral e 5% de conservação.

É possível avançar mais. Porém, alerta o presidente, isso custa dinheiro. ?Vamos aproveitar para passar o pires e pedir que nos ajudem a manter alguma coisa que é fundamental não só para os brasileiros, mas também para a humanidade.? O governo brasileiro negocia com o Banco Mundial, o GEF (banco alemão) e o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) apoio para o projeto Áreas Protegidas na Amazônia (Arpa).  

Fernando Henrique anunciou um acordo com a Alemanha para implantação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Este mecanismo, previsto no Protocolo de Kyoto, permitirá a um país abater parte da sua cota de redução de emissão de gases do efeito estufa se investir em projetos de reflorestamento ou de mudanças na matriz energética. A iniciativa faz parte de um movimento do Brasil para tentar reforçar o isolamento dos Estados Unidos na Rio + 10. O país rejeita o protocolo.

Voltar ao topo