Presidente peruano toma posse e diz que vai reduzir gastos públicos no país

Brasília – O novo presidente do Peru, Alan García, tomou posse hoje (28), afirmando que vai governar o país nos próximos cinco anos reduzindo gastos públicos e investindo nas áreas social e de infra-estrutura urbana. "Vou reduzir os gastos públicos e investir nos 13 milhões de peruanos que vivem na miséria", disse, em dircurso, no qual foi muito aplaudido pelos nove chefes de Estado da América do Sul e Caribe que estavam presentes à solenidade, dentre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

García prometeu reduzir o próprio salário em mais da metade, como forma de combater os gastos públicos no país. Ele criticou o nepotismo e disse que vai fazer mais concursos para os serviços públicos no país. O presidente peruano destacou também a construcao da rodovia Transoceânica, que vai ligar o Brasil, por meio do estado do Acre, aos portos do sul do Peru. "Esta será uma obra importante para o desenvolvimento dos nossos países e da região".

García assume a Presidência da República pela segunda vez. Ele havia governado o Peru no período de 85 e 90, quando enfrentou problemas econômicos referentes à dívida externa peruana, bem como reações de facções terrorristas, Sendero Luminoso e Tupac Amaru.

Voltar ao topo