Presidente do BNDES diz que não há empréstimo do banco na Bolívia

Rio ? O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, afirmou hoje (11) que não existe, no memento, nenhum empréstimo do banco na Bolívia. "Não há nenhum importador na Bolívia que tenha tomado recursos do BNDES", disse.

Fiocca salientou que o apoio do BNDES à exportação de serviços na área de infra-estrutura na América do Sul é dado ao importador, desde que sejam empresas brasileiras que estejam vendendo esses serviços. "Isso é parte de uma política com a qual o banco contribui para o avanço das exportações brasileiras, não só em bens, como em obras de infra-estrutura".

Em relação à nacionalização das reservas de petróleo e gás, anunciada em 1º de maio pelo presidente boliviano Evo Morales, o presidente do banco avaliou que a posição diplomática do Brasil está correta. "Entendo que uma posição de procurar a integração da América do Sul é uma posição de longo prazo, e discordo de quem acha que as tensões com a Bolívia mostram que a estratégia geral da diplomacia estava equivocada. Acho que está correta".

Segundo ele, comparativamente, países que preferiram adotar uma postura mais hostil perderam espaço. "Acho, inclusive, que o Brasil está hoje em melhor posição para negociar com a Bolívia do que se tivesse adotado uma postura menos amistosa no passado".

Voltar ao topo