Presidente da Câmara pede maior integração do Brasil com o Paraguai

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, recebeu nesta terça-feira no Plenário o presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai, Victor Alcides Bogado. "Sua visita é importante para que as duas Casas sejam instrumentos da negociação e de acordos que conduzam nossos povos e nossos países a um processo de integração", disse Aldo.

De acordo com o secretário-geral da representação brasileira na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), os presidentes da Câmara e do Senado, Aldo Rebelo e Renan Calheiros, discutiram com Victor Alcides Bogado a tramitação de propostas do Mercosul no Congresso brasileiro e a criação de duas comissões de trabalho.

A delegação paraguaia, integrada por Bogado e outros quatro parlamentares, participou de reuniões no Congresso para estreitar relações entre os dois países. Bogado foi a primeira autoridade estrangeira a receber a Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Câmara.

Acordos

Entre os projetos em tramitação, segundo Dr. Rosinha, eles discutiram a prioridade de votação para dois acordos do Mercosul que tramitam no Congresso: o projeto do fundo de convergência estrutural e o protocolo constitutivo do Parlamento do Mercosul, que foi aprovado nesta terça-feira.

O fundo garantirá investimentos em infra-estrutura para corrigir disparidades entre os países-membros do Mercosul.

A instalação das comissões de trabalho começou a ser negociada durante a visita do presidente Aldo Rebelo ao Paraguai no mês passado. Uma das comissões vai discutir soluções para imigrantes paraguaios no Brasil e brasileiros no Paraguai. A outra vai analisar o processo constitutivo da usina Itaipu.

Biodiesel

Também ficou decidido no encontro que a Câmara do Paraguai, com a colaboração da brasileira, vai realizar um seminário para debater o biodiesel. Segundo o deputado Dr. Rosinha, que acompanhou Aldo ao Paraguai, alguns parlamentares paraguaios participaram de encontro similar no Brasil e passaram a ter grande interesse pelo assunto.

Aldo Rebelo ressaltou a necessidade da cooperação e diálogo entre os países do Mercosul e citou a pesquisa para geração de energia alternativa como um dos pontos a serem aprofundados pelos dois países. O presidente da Câmara acredita ser possível a produção conjunta de etanol e biodiesel entre Brasil e Paraguai, pelas condições climáticas e geográficas dos dois países.

Retribuição

A visita de Bogado foi uma retribuição à ida de Aldo ao Paraguai, onde participou da inauguração de uma rádio feita na câmara do país vizinho em cooperação com a Rádio Câmara. Além de Bogado, a comitiva paraguaia é formada pelos deputados Lino Miguel Aguero (2º vice-presidente da Câmara paraguaia), Oscar Silvero (presidente da Comissão Assessora de Relações Exteriores), Carlos Martinez (vice-presidente da Comissão Assessora de Relações Exteriores) e Benjamin Maciel (vice-presidente do Parlatino).

Voltar ao topo