Prêmio Unesco 2004 será entregue à noite em Brasília

Dez pessoas e instituições que se destacaram neste ano por ações de relevância social nas áreas de atuação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) receberão às 21h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, o Prêmio Unesco 2004.

Além das categorias Educação, Ciência, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Informação, Direitos Humanos e Cultura de Paz, Juventude, Cidadania e Jornalismo, a sexta edição do Prêmio inclui a Categoria Especial ? Ano Internacional para Celebrar a Luta contra a Escravidão e sua Abolição, que homenageará uma personalidade de destaque na promoção da igualdade racial.

A atriz Thaís Araújo, o jornalista Zeca Camargo e a apresentadora Fernanda Lima conduzirão a cerimônia em que os premiados receberão esculturas em madeira do artesão piauiense Marcos Fernando Rodrigues da Silva (Paquinha). Um show da cantora, atriz e diretora Bibi Ferreira, de 82 anos, e uma participação especial da cantora baiana Virgínia Rodrigues são as atrações previstas para a noite.

Na categoria Educação, o vencedor é o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), formado pelos secretários dos 26 estados e do Distrito Federal. O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, receberá o prêmio.

A Campanha Nacional de Desarmamento, lançada em março pelo governo federal, foi premiada na categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, receberá o prêmio das mãos do representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.

O vencedor na categoria Comunicação e Informação é o NET Educação, programa de responsabilidade social corporativa da NET Serviços. O ministro da Educação, Tarso Genro, entregará o prêmio ao presidente da NET, Francisco Valim.

Na categoria Ciência, o premiado é o físico-químico mineiro José Israel Vargas, de 76 anos, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (1992 a 1998). Ele será representado pelo sobrinho, Paulo Camilo de Oliveira Pena, na solenidade de entrega do prêmio.

O jornalista Washington Novaes é o vencedor na categoria Meio Ambiente, pelo trabalho de mais de 30 anos na divulgação de idéias e no alerta aos impactos da degradação ambiental em todas as mídias.

Na categoria Cultura, Bibi Ferreira receberá o prêmio de Olavo Setúbal Jr., representando a Fundação Itaú Social. Em mais de 60 anos de carreira, a atriz, diretora, cantora, intérprete e compositora sempre manteve sua Companhia, produzindo e atuando em muitos dos mais importantes espetáculos teatrais já encenados no Brasil.

O vencedor na categoria Jornalismo é Márcio Moreira Alves, que será representado pela diretora da sucursal do jornal O Globo em Brasília, Helena Chagas.

Lucinha Araújo, que há 14 anos criou a Sociedade Viva Cazuza, de assistência a crianças portadoras do vírus da Aids, é a vencedora na categoria Cidadania. A primeira-dama Marisa Letícia da Silva entregará o prêmio.

Na categoria Juventude, Alexandre Pereira Barbosa, o rapper MV Bill, é o vencedor. Ele criou a Central Única de Favelas (Cufa) e contribui para a organização de jovens negros e moradores de favelas por meio do hip hop, democratizando o acesso a videoclipes, discos, livros, documentários e outras manifestações culturais voltadas à cidadania. O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) entregará o prêmio.

E o premiado na categoria Especial é o ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, o primeiro negro a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. O prêmio será entregue pela ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Voltar ao topo