Prefeitura levanta perfil de usuários de espaços públicos esportivos

A Prefeitura quer conhecer o perfil das pessoas que participam de atividades de esporte e lazer oferecidas nas nove regionais da cidade. A idéia é elaborar um diagnóstico que será transformado em ferramenta de apoio no planejamento de políticas públicas.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, o trabalho vai permitir conhecer não só o perfil físico mas também os hábitos e o nível de qualidade de vida dos usuários.

"O objetivo é mostrar, com dados reais, a importância da atividade física na vida do cidadão curitibano", diz a superintendente da secretaria Simone das Chagas Lima. O mapeamento começou a ser feito em outubro e será repetido a cada seis meses, o que permitirá aos profissionais da secretaria acompanhar a evolução dos seus alunos.

Seis mil pessoas, com idade a partir de sete anos, passaram pelas avaliações. Nesta semana estão sendo avaliados os 1.700 alunos que freqüentam o Centro de Esporte e Lazer da Praça Osvaldo Cruz, e mil usuários do centro da praça Ouvidor Pardinho, ambos ligados à Regional Matriz.

O levantamento está inserido no programa CuritibAtiva. Segundo o coordenador do programa e professor de Educação Física, Dalton Grande, os protocolos contemplam, além dos testes físicos e de saúde, respostas sobre os hábitos externos dos usuários. Os protocolos são diferentes e divididos por faixa etária: sete a 17 anos, 18 a 59 anos e 60 anos ou mais.

"As avaliações vão muito além do condicionamento físico e diferem um pouco de acordo com o grupo etário do cidadão", explica Grande. No grupo de crianças, por exemplo, existe a preocupação com a postura. Já com os idosos, o protocolo procura responder a questões de autonomia. "É importante conhecer a capacidade destes grupos em realizar atividades corriqueiras de maneira independente, como tomar banho sozinho e pegar ônibus, por exemplo", afirma o professor.

As avaliações físicas são feitas nos próprios centros de esporte. Os alunos que freqüentam as aulas e atividades são encaminhados automaticamente pelos professores e instrutores. Peso, medidas, freqüência cardíaca, nível de força muscular, abdominal e nos membros superiores são algumas das respostas obtidas pelo circuito de testes.

Voltar ao topo