Prefeitura investe R$ 3 milhões na capacitação dos professores

Só em 2004, a Prefeitura de Curitiba investiu cerca de R$ 3 milhões na capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Em, média, cada um dos 12.500 profissionais recebeu, no mínimo, 40 horas de capacitação durante o ano, o dobro da carga horária estabelecida por lei.

Esse investimento faz parte de um trabalho intensivo que vem sendo pela Secretaria Municipal de Educação com professores, pedagogos e diretores da Rede em Curitiba. Desde 1997, vários programas de capacitação profissional nas áreas científica, tecnológica e pedagógica foram promovidos pela Prefeitura. Desde então foram 170 mil participações em cursos, palestras e workshops.

O grande salto em qualidade na capacitação destes profissionais foi dado em abril quando a Prefeitura inaugurou o novo Centro de Capacitação da Rede Municipal de Educação. O prédio, localizado no centro da cidade, possui 13 salas de aula com capacidade para 50 pessoas cada, dois laboratórios de informática e dois auditórios com capacidade para 320 pessoas.

Nesta quinta-feira, 10, o prefeito Cassio Taniguchi foi visitar o novo Centro e fazer o encerramento do curso "Interagir para gerenciar", oferecido durante o ano aos 140 diretores de Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs. Durante o encerramento, o prefeito foi homenageado pelos diretores pelo investimento que fez na capacitação dos professores em seus oito anos de gestão.

"Estou na Rede há 15 anos e posso garantir que nunca me senti tão valorizada profissionalmente como nos últimos anos. Não há dúvida de que todas estas oportunidades foram oferecidas por quem realmente entende de educação", afirmou a diretora do CMEI Eucaliptos, Rosane de Souza Brites.

O prefeito agradeceu as homenagens e lembrou que, desde o início de seu primeiro mandato, tinha como desafio pessoal promover um grande processo de transformação na educação em Curitiba. E, segundo ele, isso só foi possível graças ao empenho e colaboração de cada profissional da Rede. "Nunca foram dadas tantas oportunidades de capacitação aos profissionais da educação como hoje e isso, sem dúvida nenhuma, representa um importante marco na história do ensino nesta cidade", disse o prefeito.

O secretário municipal da educação, Paulo Afonso Schmidt, titular da pasta desde o primeiro ano de gestão do prefeito Cassio, em 1997, disse que o investimento em capacitação profissional não tem a visibilidade dos investimentos feitos em grandes obras, como escolas e creches.

Mas, afirma, oferecer estas oportunidades aos professores é um elemento fundamental na melhoria contínua da qualidade do ensino na cidade. "Quando oferecemos aos professores condições de adquirir novos conhecimentos, o reflexo na qualidade de ensino é imediato. O profissional se sente valorizado e, naturalmente, reflete isso no conhecimento que é repassado aos alunos", afirmou Schimidt.

Como acontece

Entre os projetos, destaca-se a Semana de Estudos Pedagógicos, com carga horária de 20 horas. São três dias de palestras com duração de 12 horas, onde são realizados os planejamentos feitos pelas próprias unidades escolares, que definem temas e palestrantes, conforme suas necessidades.

Na modalidade à distância, a Prefeitura desenvolve um programa de capacitação em módulos, por áreas do conhecimento, destinado aos profissionais iniciantes na função. Utiliza-se ainda o espaço da TV Professor para a veiculação de palestras com temas específicos, atendendo à formatação dos diferentes programas ofertados através desse canal de comunicação.

Na modalidade semipresencial, são ofertados cursos em que os participantes têm a possibilidade de entrar em contato direto com o docente para o desenvolvimento de atividades em seu local de trabalho e/ou pela Internet, para então apresentar o resultado de suas práticas em encontros presenciais.

A Prefeitura também possibilita aos professores participação efetiva em cursos, seminários, palestras, encontros, congressos e workshops promovidos por outras instituições ligadas à educação, tanto em Curitiba como em outros municípios e Estados.

A coordenadora de capacitação profissional da Secretaria Municipal da Educação, Itália Bettega Joaquim, explica que para os professores municipais que não tiveram a oportunidade de se graduarem no nível superior, a secretaria, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e com convênio firmado com a Fundação Universidade Eletrônica do Brasil (FUEB), oferece para eles a possibilidade de se graduarem no Curso Normal Superior com mídias interativas, que é da responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

"Nos últimos três anos, cerca de 431 docentes concluíram a graduação, e destes, 364 são efetivos da Rede Municipal de Ensino e foram reenquadrados no Plano de Cargos e Salários, possibilitando avanço em termos financeiros e pedagógicos", explica.

Só em 2004, até o momento, já foram ofertadas 36.358 vagas aos profissionais, que fizeram suas opções frente aos 286 cursos nas mais diversificadas áreas do conhecimento, passando pela alfabetização ecológica, informática, conhecimentos específicos de 5ª a 8ª séries e outros.

A capacitação profissional desenvolvida pela prefeitura atende a todos os profissionais que atuam nas escolas, centros municipais de educação infantil, e de atendimento especializado e contra-turno escolar, além de voluntários que participam no desenvolvimento de projetos da área de educação.

Voltar ao topo