Prefeitura de Paranavaí e Sanepar firmam parceria para preservação ambiental

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, e o prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, assinaram termo de parceria para intensificar os trabalhos de fiscalização nas redes de esgoto e galerias pluviais da cidade.

Além de ajudar na identificação de ligações irregulares, o trabalho vai diminuir a poluição ambiental e permitir melhor funcionamento e eficiência de todo o sistema de esgoto da cidade.

De acordo com Jacob, esta parceria vai intensificar a política de preservação ambiental desenvolvida pela Sanepar em todo o Estado. ?Na hora de fazer a ligação do esgoto residencial na rede da Sanepar, muitas pessoas não seguem o manual entregue pela empresa e cometem erros graves. Os mais comuns são ligações feitas irregularmente em galerias pluviais e ligações de água de chuva conectadas à rede de esgoto. Esses equívocos causam sérios problemas às nossas estações e ao meio ambiente?, explica.

Conforme avaliação do prefeito de Paranavaí, a cidade é muito bem atendida pela Sanepar. Praticamente 100% da população urbana recebe água tratada e 76% é atendida com serviço de esgoto. Para ele, a parceria é fundamental para a eliminação de esgotos clandestinos. ?As ligações irregulares são prejudiciais à comunidade e aos nossos rios. Cada usuário deve se conscientizar que, ao fazer uma ligação de esgoto errada, estará prejudicando sua família e toda a cidade?, enfatizou.

Vistoria

Os trabalhos de vistoria das ligações de esgoto começam no Jardim Ouro Branco, na região do Ribeirão Xaxim, onde existem várias nascentes de água. Nesta primeira etapa, que vai até o final do ano, serão vistoriadas mais de 3.500 residências. Ao constatar uma eventual irregularidade, a Sanepar irá entregar um comunicado ao morador, com cópia para a Vigilância Sanitária do Município, que deverá notificar o proprietário do imóvel para que ele regularize a situação no período de 30 dias.

Voltar ao topo