Prefeitura de Curitiba treina agentes da Diretran para uso de novos sinais

A Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) treinará todos os 350 agentes municipais de trânsito até o final do ano para colocar em prática os novos gestos e apitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é de 2004, mas o prazo para adaptação dos órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais vai até julho do próximo ano.

Além do treinamento sobre as novas normas, os agentes de trânsito também vão passar por uma reciclagem completa com duas semanas de aulas de legislação, direção defensiva e primeiros socorros. A primeira turma, formada por 20 supervisores, começou o treinamento na semana passada e nessa segunda-feira (14) teve aulas teóricas e práticas sobre a nova sinalização de trânsito feita com os braços e o apito.

Com a mudança, o número de apitos diminuiu de seis para três. A ordem para o motorista seguir em frente continuará sendo um silvo breve. Dois silvos breves significam "pare". Um silvo longo é o sinal para o motorista diminuir a marcha e reduzir a velocidade.

Os apitos banidos foram: três silvos breves para o motorista acender a lanterna; um silvo longo e outro breve para indicar que o trânsito está interrompido; e três silvos longos para que os motoristas fiquem a postos para a liberação do trânsito. "Ficou mais simples e mais fácil para que os motoristas entendam. Acho que a maioria nem sabia o significado desses apitos mais complicados. O mais importante sempre foi a presença do agente", afirma o supervisor de trânsito Luciano Caldas.

A mudança nos gestos será pequena, e vai deixar mais clara a orientação do agente de trânsito. Na ordem para seguir em frente, o agente vai movimentar o braço direito em frente do corpo, e não mais ao lado, para evitar confusão na direção que o motorista deve seguir. O sinal de "pare" será feito com o braço estendido para o alto, e não mais à frente do corpo.

O braço estendido ao lado do corpo do agente, movimentando para cima e para baixo, continuará a indicar ordem para reduzir a velocidade. O gesto que indica trânsito interrompido também permanecerá o mesmo: braços estendidos ao longo do corpo.

O Código de Trânsito Brasileiro é de conhecimento obrigatório para todos os motoristas habilitados, e está disponível para consulta pública na página do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) na internet, no endereço eletrônico www.curitiba.pr.gov.br.

Voltar ao topo