Pranchita: Programa Casa da Família reduz, pela metade, déficit habitacional

O déficit habitacional de Pranchita, município localizado no Sudoeste do Estado, foi reduzido quase à metade com a conclusão do empreendimento Moradias Atami, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O déficit na cidade era de 134 moradias, de acordo com o Atlas das Necessidades Habitacionais, elaborado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

O conjunto habitacional tem 60 unidades e foi um dos primeiros do programa Casa da Família/PSH a serem construídos na atual gestão do governador Roberto Requião. ?O alcance social do Casa da Família é mais significativo quando prestamos atendimento às pessoas com renda mais baixa em uma situação de coabitação familiar, ou seja, quando há a convivência de mais de uma família no mesmo domicílio?, diz o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.

Conforme levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional no Paraná é de 260 mil moradias, sendo que 85,4% dessa demanda concentra-se na faixa de até três salários-mínimos. No mesmo estudo, constatou-se que 53,8% do déficit paranaense é provocado pela coabitação familiar.

O problema da coabitação faz parte do passado da empregada doméstica Cleci da Silva Figueiredo, 29 anos, casada e com três filhos. Agora, Cleci tem uma casa de 40 metros quadrados, com dois quartos, sala e cozinha. ?Depois de viver em um cômodo na casa da minha sogra, dou mais valor à minha residência e cuido dela com muito carinho?, declara.

A moradia de dona Cleci é uma das mais bem localizadas do conjunto, com um gramado ? local onde os filhos maiores jogam futebol e brincam nas horas de lazer ? que é regularmente aparado pelo marido. ?Todos nós ficamos muito felizes, ainda mais que ela será a nossa casa própria, nosso cantinho?, ressalta.

A construção das moradias do programa é pelo sistema de Gestão Comunitária para Habitação de Interesse Social. A execução das obras por essa metodologia representa um custo médio por metro quadrado 62% inferior ao praticado pelo mercado de construção civil.

O Casa das Família/PSH é uma parceria do Governo do Estado com o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Ministério das Cidades, e com o Banco Nossa Caixa. Atualmente a Cohapar está com 1.462 unidades do Casa da Família/PSH em obras, em 25 municípios do Paraná.

Voltar ao topo