PPS deve negar legenda a deputado para impedir eleição

O PPS pretende tirar a legenda do deputado Fernando Estima (SP) para impedi-lo de concorrer à reeleição. Estima está na lista dos parlamentares investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pela CPI dos Sanguessugas, sob suspeita de ligação com a máfia que fraudava licitações de ambulâncias e de material hospitalar.

Para tirar a legenda de Estima e o direito de ele concorrer novamente a deputado, o PPS vai reunir o seu conselho de ética. De antemão, o conselho decidiu sugerir ao presidente do partido, deputado Roberto Freire (PE), que negue a legenda ao parlamentar suspeito. E Freire, de decisão já pensada, acatará o que o conselho de ética decidir. De acordo com informação de integrantes da direção do PPS, foram feitas sugestões para a defesa de Estima, desde que fosse mesmo inocente, mas ele não as acatou.

A legislação eleitoral determina que, para ter o direito de disputar uma eleição, o candidato tenha filiação partidária há pelo menos um ano. Sem a legenda, ninguém pode participar da disputa, porque a lei brasileira não prevê a figura do candidato avulso.

Voltar ao topo